Menu

Energia solar vira alternativa para consumidores em SC

energia_solar

Uma nova alternativa encontrada pelos catarinenses na tentativa de diminuir a conta de luz é a energia solar. No estado, são três mil casas e empresas que têm as placas que fazem a transformação para a energia elétrica. O número representa apenas 1% das 3 milhões das unidades consumidoras.  

As placas para captar a energia solar, chamadas de painéis fotovoltaicos, fazem a transformação da luz do sol em eletricidade.  

“A tendência é de dobrar a cada ano, triplicar nos próximos anos, enfim, de ter um crescimento exponencial a ponto de atingirmos um número muito maior do que temos agora e estamos nos preparando para isso”, afirmou o chefe de divisão da Celesc, Thiago Jeremias.

A preparação da Celesc envolve um sistema complexo, em que quem tem o painel de fato tem uma usina em casa. Por exemplo, em uma residência onde só more um casal, o consumo de energia não é tão alto assim. De dia, se o sol estiver forte, as placas produzem mais energia do que o casal consome. Aquilo que sobra entra na rede da Celesc, abastece outros consumidores e vira um crédito.

Fonte: G1