Grupo Escoteiro Quilombo completa 30 anos com evento de homenagem aos pioneiros

O Grupo Escoteiro Quilombo completou 30 anos com evento de homenagem aos pioneiros, realizado no último Sábado (29). O Grupo homenageou os fundadores e primeiros escoteiros com destaque para o Chefe  Zé “Delcir José Heinsch” em memória e Chefe Valter Sponchiado.

O Grupo nasceu em 11 de fevereiro de 1989 fruto de uma idéia que amadurecia e era idealizada por um grupo de pessoas, que viam no escotismo uma maneira atrativa, saudável e educativa de tornar crianças e jovens, verdadeiros cidadãos.

As 15 horas, naquele Sábado, na casa de Delcir José Heinsch, realizava-se a primeira reunião de estudo sobre o escotismo e a escolha de uma diretoria provisória, sendo sob a presidência do Sr. Delcir José Heinsch.

O nome “Grupo Escoteiro Quilombo” foi dado no dia 13 de fevereiro. As cores do lenço do grupo, Vermelho, Verde e Branco, simbolizando as cores da Bandeira Municipal de Quilombo, foram escolhidas no dia 5 de abril daquele ano.

Várias reuniões se seguiram e no dia 20 de maio de 1989, às 10 hs. Da manhã, na sede Campestre do BESC, foi oficializada a fundação do Grupo. Com a presença da Chefia do 3º Distrito Regional do Oeste de Chapecó, representantes do Grupo de Coronel Freitas, Xaxim, do então promotor de justiça Sr. Moacir Dalmagro, do presidente do CDL Leonil Massarollo, representante do Prefeito Municipal, da diretoria, dos sócios e escoteiros, foi feito então o ato solene de juramento da diretoria, chefias e escoteiros.

A 1ª Diretoria do grupo foi composta pelo presidente Delcir José Heinsch e os demais membros eram: Valdir Pasqualotto, Juarez Dalla Costa, Jacir José Zilio, Celso Becker, Valter Sponchiado, Airton Carlos Basso, Flávio Castelli, Carlos Edemar Daloma, Miguel Bard, Salete Tomazelli, Fermino Marafon, Pedro  Buss, Sérgio Gandini, André Heinsch, Fabricio Fontana, Leonir José Provin, Luiz Favretto, Ronaldo Denardi e como presidente de Honra, Prefeito Julcemar Francisco Toazza.

Os primeiros escoteiros presentes no ato da fundação foram: Adriano Zanoni, Alex Basso, Eduardo Berti, Evandro Favretto, Everton Pedott, Fabiano Daloma, Fabricio Weber, Gustavo Pasqualotto, Jonas Selivan, Julciano Boaretto, Marcelo Buss, Mauro Zilio, Norberto Milan e Vanderlei Bandiera.

Em agosto de 1990 o Prefeito Julcemar Francisco Toazza fez a doação ao Grupo Escoteiro Quilombo de uma área de 2903 m² na Linha Janeiro entre o rio Quilombo e o lageado Janeiro.

Em 8 de maio de 2003 o chefe Valter Sponchiado conseguiu um furgão em Coronel Freitas o qual começou a servir de depósito dos materiais do grupo.

Foram estes 30 anos de muitas atividades, encontros e acampamentos que marcaram com muita alegria, e acumularam-se belas lembranças dos que passaram pelo grupo.

Nestes 30 anos o grupo participou de muitos encontros distritais e regionais de diversas cidades de Santa Catarina e alguns nacionais por esse Brasil, atualmente o grupo conta com 40 membros inscritos.

Redação ClicOeste com informações Grupo Escoteiro Quilombo