Aplicativo permite cidadão possa acionar a Polícia Militar sem ligar para o 190

Pedir comida, se comunicar, chamar um carro para se deslocar e fazer compras estão entre as atividades mais comuns feitas através do celular recentemente. A partir de agora, em Blumenau também será possível acionar a Polícia Militar a partir de alguns toques na tela. Isso porque foi lançado o aplicativo PMSC Cidadão, com o objetivo de colocar de vez o trabalho da polícia no mundo digital, atualizando o serviço e trazendo uma alternativa ao popular número 190.

O aplicativo traz uma série de ferramentas, muito semelhantes ao Uber e ao Whats App, e tem como um dos principais argumentos a maior precisão de informações e melhor tempo de resposta a partir do acionamento. A iniciativa é a primeira a ser instaurada no Brasil. Segundo a Polícia Militar, foi inspirada em ferramentas usadas em outros países, inclusiva a Espanha, que usa um sistema parecido. A aplicação foi o objeto de estudo do trabalho de conclusão de curso na escola de oficiais do tenente Nicolas Vasconcelos, do 10º BPM de Blumenau, e passou pelo alto-comando até ser implantada. Ele explica que a plataforma busca aperfeiçoar o atendimento da polícia.

– Com esse aplicativo fica muito mais rápido o acionamento e o atendimento. Na maioria dos casos, as pessoas que ligam para o 190 estão nervosas e assustadas e não conseguem passar as informações básicas para que possamos enviar uma viatura. Temos muitas áreas rurais que não possuem pontos de referência, além de ruas muito longas e sem regulamentação. Acionando pelo aplicativo a gente pode saber exatamente onde a pessoa está – afirma Vasconcelos.

Outro ponto importante que o aplicativo tem é a inclusão de pessoas com deficiências na fala ou de audição.

– A ferramenta é muito mais inclusiva, pois hoje não temos algo que auxilie as pessoas surdas ou mudas a chamarem a polícia pelo telefone (através do número 190). Com isso, a gente também consegue aumentar a abrangência – aponta o tenente.

Botão do Pânico

O aplicativo também possui um “Botão do Pânico”, com foco para as mulheres que sofreram violência doméstica e possuem uma medida protetiva, que impede a aproximação do agressor. Caso a medida seja descumprida, basta acionar o botão, para que a PM seja acionada.

– Isso auxilia muito as mulheres vítimas de violência, já que o tempo de resposta é mais curto e o chamado da guarnição é mais silencioso. Elas podem apertar o botão sem que o agressor perceba – aponta o tenente.

Para que o aplicativo funcione perfeitamente é necessário que o dispositivo esteja conectado à internet. Uma vez que o chamado é registrado no sistema, não há mais como cancelar. Antes que o acionamento seja concluído, um aviso lembra o usuário que a falsa comunicação à polícia é crime previsto no Código Penal.

Clique aqui para fazer o download do PMSC Cidadão