Bombeiros combatem incêndio florestal em Santiago do Sul

No dia 08/11/2020, guarnição do Quartel Bombeiro Militar de Quilombo foi acionada às 08:15 para incêndio Florestal na região da Linha Bresolin, divisa entre Santiago do Sul e Novo Horizonte. Chegando ao local, constatamos que haviam vários focos espalhados por uma área de aproximadamente 70 Alqueires(mais de 1.600.000 m²), muitos destes em locais de difícil acesso, com partes de vegetação nativa e outras de reflorestamento(Eucalipto e Pinus).
Imediatamente solicitado apoio à Companhia de São Lourenço do Sul, que, além dos equipamentos de combate, trouxe também um drone, que foi importantíssimo para o mapeamento das áreas de risco e dos focos. Tivemos apoio também, no município de Santiago, de um trator da Prefeitura. Acionado plano de chamada do Quartel de Quilombo, onde foi solicitado apoio de Bombeiros que estavam de folga. Parte destes se deslocaram ao incêndio, outros permaneceram em prontidão no quartel, com o intuito de manter as viaturas de atendimentos ativas(ambulância e caminhão de resgate).

Foram utilizadas diversas técnicas para combate, como o “fogo contra fogo”, a criação de aceiros e o combate direto. Dentre os equipamentos de combate, destacamos a utilização dos sopradores e das bombas costais, uma vez que devido ao relevo da região, bem como ausência de estradas em condições, os veículos não conseguiam chegar até os focos de incêndio.

As 20:30, após 12h de combate, todos os focos foram extintos. Estima-se que pelo menos 20 alqueires (cerca de 480 mil metros quadrados) tenham queimado. Foram salvos, portanto, cerca de 50 alqueires(1.200.000 m²), e uma residência que estava em zona de risco.