Brasileiro manda instalar kit GNV em Ferrari F12berlinetta
A novidade é que uma oficina do Rio de Janeiro (RJ) quer converter um exemplar do superesportivo para GNV. É sério.
O objetivo é ter informações sobre tempo de ignição, injeção e pressão das bombas de combustível de baixa e alta pressão para avaliar se é possível instalar um kit GNV na F12, o que seria feito pela oficina 2001 Multimarcas.
Neste caso, como o motor V12 tem injeção direta, ele receberia um kit de gás natural de sexta geração, que usa um mesmo bico injetor para o combustível líquido e para o gasoso.
O motor continua consumindo gasolina a todo momento, mas em uma proporção de 30% de gasolina e 70% de GNV, em média.
É o kit mais moderno, mas também o mais caro. A conversão custa entre R$ 7.500 e R$ 8.000 para carros com motores de quatro cilindros, como o Chevrolet Captiva e o Ford Focus 2.0.
Um kit de quinta geração, indicado para carros com injeção eletrônica convencional, não custa mais de R$ 4.500.
Onde está a economia?
Além do preço dos combustíveis, o desconto de 75% no IPVA de carros equipados com GNV e emplacados no Estado Rio de Janeiro são os grandes estímulos para a conversão hoje.