BRF LANÇA CAMPANHA SOBRE SUSTENTABILIDADE E REFORÇA COMPROMISSOS COM O MEIO AMBIENTE

A BRF lança hoje campanha que reforça as atitudes sustentáveis que fazem parte da essência da Companhia, uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Em português e inglês, o filme – em versões de 75”, 30” e 15” segundos e realizado pela agência Ana Couto – reflete os compromissos da BRF em uma agenda que permeia diversas fases de sua cadeia de produção. A campanha será veiculada em rede nacional, em programação de TV paga e nas redes sociais da empresa.

No filme são destacadas as ações da BRF como investimentos para redução de impactos ambientais, preservação de florestas e recursos naturais, como água e energia, presença no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, sendo a única empresa de alimentos a configurar neste indicador, cuidados com bem-estar animal, além de certificações e parcerias renomadas no mercado.

“Estamos acompanhando de perto a agenda ambiental em todo o mundo. Sabemos da nossa missão neste contexto, e o filme é fruto deste entendimento. Além disso, possuímos um Índice de Sustentabilidade Ambiental pelo qual monitoramos a melhoria contínua dos nossos processos e fazemos a gestão das inúmeras iniciativas de sustentabilidade e meio ambiente da nossa empresa”, destaca Neil Peixoto, vice-presidente de Sustentabilidade, Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento da BRF.

Combate ao desperdício de alimentos

A campanha da BRF estreia no dia em que se celebra, pela primeira vez, o Dia Internacional de Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos. A data, instaurada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), visa enfatizar a importância de reduzir a perda de alimentos e os benefícios sociais e econômicos que esta prática traz para o planeta.

De acordo com a entidade, 14% de toda a comida produzida no mundo estraga antes mesmo de chegar aos supermercados. Além disso, há alimentos que são rejeitados por não atenderem a padrões de qualidade, já que não possuem a aparência desejada para a venda.

Evitar que isso aconteça é um grande desafio, pois o alimento percorre um longo caminho até chegar à mesa dos consumidores. Nesse contexto, a BRF, oferece, por meio da plataforma digital Ecco, um serviço com o propósito de disseminar informações para ajudar as pessoas a diminuírem o desperdício em suas casas. O site também traz dicas para restaurantes e mercados. Dentro do site interativo, o consumidor é apresentado ao Ecco – Especialista de Consumo Consciente da BRF – que  ensina de forma rápida e simples como minimizar o desperdício com o ajuste de pequenos hábitos do dia a dia, que vão desde a compra dos ingredientes, o preparo das refeições, até seu armazenamento e descarte das sobras.

Disponível em diferentes formatos como texto, fotos, quiz, mosaico e espaço para preenchimento, o visitante do site poderá escolher a jornada de aprendizado que quer percorrer e se aprofundar no tema. O conteúdo combina a longa experiência da BRF na garantia da segurança e qualidade dos alimentos com as recomendações da FAO, Anvisa e outros órgãos competentes para ensinar a todos como ajudar o meio ambiente e a população ao evitar a perda de alimentos em suas casas e estabelecimentos comerciais.

“O Projeto Ecco tem um forte papel educacional, além de ser uma plataforma atrativa, democrática e acessível a serviço da sociedade como um todo. Os conteúdos foram desenvolvidos para mostrar de forma descomplicada o consumo consciente dos alimentos, enfatizando todo o processo, desde o momento da compra e armazenamento, até o aproveitamento total dos alimentos”, declara Stephanie Blum, gerente de Inovação da BRF.

Para conhecer a plataforma Ecco, basta acessar o link consumoconsciente.brf.com e realizar um cadastro simples para acompanhamento do progresso de seu aprendizado.

Outras ações

Além da plataforma Ecco, a BRF também promove outras iniciativas para encontrar soluções para minimizar o desperdício e aprimorar a segurança dos alimentos. Em parceria com a EMERGE, organização que impulsiona a inovação de base científica no Brasil, a Companhia selecionou diversos projetos de pesquisadores brasileiros que participaram do desafio EMERGE Labs BRF. Entre as ações, destaca-se, por exemplo, a utilização de embalagens inteligentes que garantem maior validade aos produtos. O intuito da BRF é acelerar o desenvolvimento de tecnologias para prover novas soluções.

Outro projeto da Companhia no combate ao desperdício de alimentos é o envolvimento do Instituto BRF na área de desenvolvimento social, que desde 2012 já impactou mais de 400 mil pessoas, com doações de alimentos para instituições parceiras. Por meio dessas ações, o instituto disponibiliza alimentos a pessoas vulneráveis e gera resultados positivos em toda a cadeia.

Além disso, a BRF já conseguiu reduzir em aproximadamente 70% as perdas de diversas naturezas, como o desperdício de alimentos, entre os anos de 2018 e 2020 por meio do seu programa Sistema de Excelência Operacional (SEO), que estreita o vínculo entre as unidades do agronegócio e da indústria, com foco total na disciplina operacional produtiva.

Para assistir o vídeo da nova campanha de Sustentabilidade da BRF, confira o link: https://www.youtube.com/watch?v=BSgJKtApjFM&ab_channel=BRFGlobal

Sobre a BRF

Maior exportadora global de frango do mundo, a BRF está presente em mais de 130 países e possui marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Pautada pelos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade, a Companhia baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 90 mil colaboradores no mundo, mais de 250 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.

 Imprensa – BRF