BRF REAFIRMA COMPROMISSO COM BEM-ESTAR ANIMAL

Iniciativas e ações fazem parte de plano macro de Sustentabilidade da Companhia, que será anunciado em dezembro

A BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, anuncia uma série de metas e compromissos públicos pelo Bem-estar Animal, a fim de garantir melhor qualidade de vida das aves e suínos que fazem parte de sua cadeia produtiva. O reconhecimento das boas práticas em prol do bem-estar animal é um dos pilares fundamentais da área de Sustentabilidade da BRF, que apresentará, nas próximas semanas, um plano robusto com ações voltadas para as localidades onde a empresa está presente. A Companhia, que acabou de lançar sua Política de Sustentabilidade, também estruturou um Comitê Executivo dedicado à área, com foco em acelerar e acompanhar a implementação das ações e fortalecer a governança ESG.

Com a premissa de tolerância zero em relação aos maus-tratos dos animais, a BRF possui, desde 2014, colaboração técnica com a ONG Proteção Animal Mundial (World Animal Protection), e participa ativamente do grupo 3 Ts Alliance promovido pela entidade, ao lado de um comitê global de especialistas, que atua de forma colaborativa para estudar e encerrar as práticas inadequadas em suínos, incluindo corte de cauda, corte de dentes e castração cirúrgica.

A Companhia, desde 2015, implantou o programa interno Bem-Estar Animal Feito pela BRF, que rege compromissos, normas, processos, indicadores e treinamentos para toda a empresa, desde transportadores, produtores integrados, parceiros e colaboradores, para que atuem de forma correta e compassiva em todos os estágios do processo de produção de aves e suínos. A BRF foi pioneira na retirada integral dos antibióticos promotores de crescimento (AGP) no País e, desde o início de 2019, 100% da produção de animais da cadeia agropecuária da empresa é livre deste tipo de antibiótico.

Outra medida que já atingiu 100% da meta estabelecida pela Companhia foi a eliminação do corte ou desgaste de dentes dos suínos. O procedimento é realizado apenas em casos extremos, onde há comprometimento do bem-estar da fêmea. Além disso, a castração dos animais já é realizada por meio de imunocastração (técnica não cirúrgica e não invasiva realizada pela aplicação de vacinas sem efeito colateral) em 99% dos suínos machos. Até 2022, a meta é garantir que, caso haja necessidade de realização de castração cirúrgica, somente será realizada com o uso de analgésicos e anestésicos.

A BRF também assumiu publicamente, em 2017, a aquisição de ovos somente de galinhas cage-free para uso como ingrediente em seus processos industriais. O compromisso, com prazo firmado até 2025, foi antecipado em cinco anos nas operações do Brasil e, desde setembro, a Companhia utiliza apenas ovos provenientes de galinhas livres de gaiolas em seus produtos industrializados que levam essa proteína na formulação.

“Ao adotar medidas que beneficiem as aves e suínos em nossos processos, com planejamento adequado e duradouro, damos mais um passo que confirma o nosso total compromisso com o bem-estar animal e as melhores práticas mundiais. Estamos em constante evolução e focamos na execução e desenvolvimento da conscientização, engajamento, aprendizagem pela cultura da sustentabilidade e pelo bem-estar animal, em todos os elos da cadeia produtiva”, declara Neil Peixoto, vice-presidente de Qualidade, P&D e Sustentabilidade da BRF.

Os compromissos pelo bem-estar animal assumidos pela BRF buscam avanços contínuos nos processos que envolvem os animais. São realizadas reuniões periódicas para mensurar o andamento de todos os projetos e metas estabelecidas. Atualmente, a Companhia empenha-se com os seguintes compromissos:

  • Empregar globalmente apenas ovos de galinhas livres de gaiola como ingrediente em processo industrial de alimentos.
  • Garantir a não utilização de antibióticos promotores de crescimento na cadeia de criação de animais de corte.
  • Garantir que 100% dos suínos criados na BRF não sejam identificados* através de mutilações até 2021.
  • Garantir que 100% dos suínos criados na BRF não passem por corte e desgaste de dentes até 2021. **
  • Garantir a não realização de castração cirúrgica em 100% dos suínos machos até 2022. ***
  • Garantir que 100% das aves do sistema de integração da BRF globalmente sejam livres de gaiolas até 2023.
  • Utilizar enriquecimento ambiental (melhoria no ambiente) em 100% da integração de aves e suínos de corte até 2025.
  • Implementar 100% de baias de gestação coletiva para matrizes suínas até 2026.
  • Garantir o uso de analgesia para 100% dos procedimentos de corte de cauda de suínos até 2025.
  • Certificar 100% das unidades fabris da BRF em bem-estar animal até 2025. ****

* Os suínos são identificados por uma numeração que garante a rastreabilidade dos animais

**Em casos extremos, (quando houver comprometimento do bem-estar da matriz) a prática será admitida, com os devidos cuidados veterinários.

***Quando a castração cirúrgica for necessária, para produção de produtos específicos, deverá ser realizada com a utilização de analgésicos e anestésicos.

**** Serão respeitadas as questões culturais e religiosas de cada localidade.

“O anúncio dos compromissos feito pela BRF é um avanço importante em prol dos animais de produção. Além de beneficiar o bem-estar de milhões de animais, a adoção de melhores práticas na produção de alimentos é cada vez mais uma exigência do consumidor consciente. Ainda há um logo caminho a ser percorrido, mas é bom ver empresas cientes do seu papel transformador”, afirma Helena Pavese, diretora executiva da ONG Proteção Animal Mundial (World Animal Protection).

A BRF possui, ainda, certificações que atestam as boas práticas de bem-estar animal, concedidas pela WQS, Certified Humane, Global G.A.P e National Chicken Council, em que os padrões são avaliados por auditores certificados PAACO.

Sobre a BRF

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 130 países e é dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Pautada pelos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade, a Companhia baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 90 mil colaboradores no mundo, mais de 260 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.

Contato Imprensa – BRF