Chapecó e região voltam a integrar nível de risco gravíssimo no mapa da Covid-19
Na nova atualização do Mapa de Risco Potencial da Covid-19, divulgada nesta quinta-feira (7) a região Oeste – que abrange o município de Chapecó – voltou a integrar o risco gravíssimo. De acordo com o mapa, 10 das 16 regiões estão com o alerta na cor vermelha. Outras seis regiões estão em estado grave, representado pela cor laranja.
O Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Extremo Oeste, Extremo Sul, Laguna e Serra, que estavam em alerta gravíssimo na atualização anterior, foram reclassificados para o nível grave (cor laranja). Já as regiões de Xanxerê, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Oeste sofreram agravamentos nos índices e passaram para o nível gravíssimo (cor vermelha).
Mudança na matriz
A Matriz de Risco Potencial passou a considerar a taxa de ocupação de leitos UTI Adulto reservados para Covid-19 no cálculo, na dimensão que acompanha a Capacidade de Atenção. Até então, eram considerados todos os leitos de UTI. A mudança é motivada ao se observar que as taxas de ocupação são impactadas pelo empenho para a reabilitação de leitos disponibilizados nos hospitais catarinenses que foram desativados ao longo do tempo.
Neste momento, os demais leitos de UTI podem ser ocupados por outras razões, como a realização de cirurgias que se tornaram tempo-sensíveis. Além disso, atualmente, a maioria dos hospitais já tem um processo de trabalho organizado para reorganização dos espaços que devem ser exclusivos para atendimento de pessoas infectadas ou não, sendo que os leitos vizinhos a uma pessoa positiva ficam naturalmente reservados.
Fonte: CLICRDC / Foto: Governo de Santa Catarina