Chapecó instala portas com detectores de metais em cinco escolas

A Administração Municipal de Chapecó, através da Secretaria de Educação, está investindo na melhoria da segurança das escolas. Em cinco unidades da rede municipal foram instaladas portas com detectores de metal neste início de ano.
“Esta é uma iniciativa inovadora que tem com objetivo dar mais tranquilidade para os pais que deixam suas crianças sob responsabilidade de nossas instituições de ensino, para que possam ir trabalhar sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidados, com mais segurança. A iniciativa também beneficia os professores e demais servidores do ensino público municipal”, disse o prefeito João Rodrigues.

Já em 2021, quando ocorreu a chacina numa creche de Saudades, a Administração Municipal reforçou a segurança, com a implantação da Patrulha Escolar, realizada pela Guarda Municipal de Chapecó, com rondas diárias nas escolas, palestras sobre segurança e até interação com os cães do canil da Guarda. A utilização dos cães também tinha como objetivo evitar a proximidade de drogas nas proximidades de unidades escolares.
As unidades onde foram instaladas as portas com detectores de metal são as seguintes: EBM Diogo Alves da Silva, EBM Jardim do Lago, EBM Manira Terezinha Clenis Sarquis Sartori, EBM Severiano Rolin de Moura e EPC Cyro Sosnosky.
“Nesse primeiro momento o equipamento vai funcionar de forma experimental, se o resultado for positivo, faremos a ampliação. O objetivo é garantir mais segurança para aqueles que estão dentro do espaço escolar, essa é uma grande preocupação da Secretaria de Educação e do prefeito João Rodrigues”, disse a Secretária de Educação, Astrit Tozzo.
O investimento inicial é de R$ 139.300,00.