Chapecó tem dois casos suspeitos de Coronavírus

A Secretária de Saúde de Chapecó informou nesta segunda-feira (2) que está acompanhando uma família chapecoense que retornou de viagem da Itália, na quarta-feira (26).

Segundo o órgão, quatro pessoas viajaram e duas delas estão com sintomas similares ao Coronavírus: uma mulher de 42 anos e uma menina de 10 anos.

O material biológico deles foi coletado e encaminhado ao laboratório de referência em Florianópolis,  o Lacen. O resultado dos exames devem sair nos próximos dias.

Em nota, o município disse que os pacientes estão sendo monitorados pelas equipes de saúde.

“Isso se trata de uma medida preventiva, conforme orientação do Protocolo do Ministério da Saúde, para que se mantenha controle de possíveis contágios de doença respiratória”, completou a nota.

A família foi orientada pela saúde municipal quanto aos cuidados e está em quarentena domiciliar conforme orientação do Protocolo do Ministério da Saúde.

“Não precisa a população ficar alarmada, mas é importante os cuidados”, finalizou a nota.

Suspeita em Concórdia

Em Concórdia, no Oeste do Estado, um homem de 54 anos está internado desde sábado (29) no Hospital São Francisco com suspeita da doença.

Homem está internado desde sábado no hospital – Foto: Willian Ricardo/ND

De acordo com o secretário de Saúde de Concórdia, Geovane Bedin, o homem é empresário e esteve em fevereiro em Veneza, na Itália. Ele retornou a Santa Catarina no domingo (22).

Bedin afirma que, nesse domingo (1º), foram coletados materiais genéticos do paciente para exames que serão apurados no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), em Florianópolis. O diagnóstico deve ser divulgado em cinco dias.