Ciclone extratropical causa chuva persistente e volumosa em Santa Catarina

A formação de um ciclone no oceano próximo da costa de Santa Catarina deixa o tempo instável, com muitas nuvens e chuva persistente e volumosa entre a noite de terça (13) e o início da manhã de sexta-feira (16). As informações foram divulgadas nesta terça-feira pela Defesa Civil e Epagri/Ciram.

Entre o Meio Oeste e o litoral catarinense são esperados acumulados de chuva entre 60 e 85 mm no período. Pontualmente, sobretudo no litoral, os acumulados podem superar os 150 mm.

Nesta terça-feira, as baixas temperaturas combinadas ao vento do quadrante sul com rajadas entre 30 e 45km/h pelo estado, favorecem o aumento da sensação de frio, principalmente no Litoral e Oeste do estado.

Neste momento as temperaturas variam de 2 a 8°C no Planalto Sul, entre 7 e 14°C no Litoral e entre 5 e 9°C nas demais regiões do estado. O alerta veio dentro da nota de Atenção Meteorológica emitida pela Defesa Civil de Santa Catarina nesta terça-feira.

Veja a explicação no vídeo:

Confira o alerta da Epagri/Ciram

Início: 13/06/2023 às 09:00h

Fim:  16/06/2023 às 23:59h

Região: Meio-Oeste ao Litoral, com totais mais elevados no Vale do Itajaí e Litoral.

Previsão: nesta terça e quarta-feira (13 e 14/06) a chuva ocorre de forma mal distribuída, com totais de 20 a 50 mm em média. Entre a quinta e sexta-feira (15 e 16/06) a chuva intensifica e fica mais persistente, moderada a forte em alguns momentos, acompanhadas de raios e fortes rajadas de vento, com valores de 120 a 240 mm em média, podendo superar especialmente em algumas áreas do Litoral. Alto risco de alagamentos e deslizamentos.

Sistema: baixa pressão (ciclone) em formação no litoral de SP, com deslocamento para o litoral de SC na quinta e sexta-feira.