Ciclone extratropical causa estragos em cidades da região

Nesta quinta-feira (25), a formação e passagem de um ciclone extratropical por Santa Catarina ocasionou temporais do Oeste ao Litoral Sul do Estado. Diversos municípios da região tiveram danos, com ocorrência de destelhamentos, alagamentos e deslizamentos. Também houve a interrupção do fornecimento de energia elétrica para cerca de 117 mil unidades consumidoras.

 

A chuva deu início no período da tarde, na forma de temporais mais isolados, seguido de uma chuva estratiforme entre o final da noite e madrugada. Segundo a Defesa Civil, esta organização em linha costuma provocar intensas rajadas de vento em uma área ampla, como foi observado ontem, com velocidades acima de 60 km/h em quase todas as estações localizadas entre Oeste e Meio Oeste.

Danos foram registrados em diversas cidades, como Chapecó, Xaxim, Passos Maia e Lajeado Grande. Em Xanxerê, os prejuízos foram de maiores proporções. Foram registrados estragos nas Linhas Cambuinzal e Invernadinha, Loteamento Lírio Tronco, onde há registro de residências destelhadas, assim como em diversos bairros do município e ao longo da BR-282, SC-155 e SC-350.

Próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal de Xanxerê, na BR 282, os danos foram de grandes proporções. Houve queda de árvores e a rodovia foi interrompida por quase oito horas. Outras árvores foram praticamente quebradas ao meio. O forte vento também destruiu barracões próximo ao local.

Informações e fotos Defesa Civil