Com superlotação, duas pessoas aguardam por leitos de UTI Geral no HRO

O Hospital Regional do Oeste (HRO) passa por superlotação. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (23), dois pacientes que necessitavam estar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI Geral), estão entubados fora da UTI e aguardam por liberação de leitos. No total, há 12 pessoas internadas em leitos da UTI geral – destinada aos pacientes com outras doenças – sem relação com Covid-19. Há um paciente na UTI Pediátrico e 10 na UTI Neonatal. Os dados constam na atualização divulgada pelo hospital.

Entre domingo (22) e está segunda-feira (23), as equipes do HRO realizaram 93 atendimentos no Pronto Socorro e 246 internações – sendo que 16 pessoas aguardam por leitos no Pronto Socorro e duas na sala de recuperação.

Nas últimas 24h foram ainda realizadas duas internações no setor de ortopedia. Também foram realizados sete partos e cesárias na unidade hospitalar.

Setor Covid-19

Desde o início da pandemia, uma estrutura foi montada em um dos andares da nova ala do HRO, para atender pacientes com suspeita ou caso confirmado de Covid-19. Atualmente são 40 leitos de UTI Covid que estão habilitados no Setor Covid e 59 leitos de enfermaria.

Dos 40 leitos de UTI disponíveis no HRO – destinados aos pacientes com suspeita ou diagnóstico positivo de coronavírus – 29 estão ocupados, segundo dados do hospital. São moradores de Chapecó e de outros municípios da região. Com isso, a taxa de ocupação é de 72,5%.

Já dos 59 leitos de enfermaria, 17 estão ocupados, conforme o HRO. A taxa de ocupação da enfermaria é de 28,8%.

Rede privada

Conforme dados divulgados pela Administração Municipal, no boletim diário do coronavírus, além dos 29 pacientes internados na UTI do HRO, há sete pessoas internadas na UTI da Unimed. Há ainda 19 pessoas internadas em leitos de enfermaria na rede privada.

Fonte: CLICRDC / Foto: Divulgação/HRO