Conheça o Trabalho da Psicóloga Rosevani Zattera 

Rosevani Zattera é formada em Psicologia pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA, Celer Faculdades, no ano de 2017, com aperfeiçoamento em alguns cursos que merecem destaque levando em conta a atuação clínica, sendo eles:

Curso de Capacitação em Avaliação do Desenho Infantil, pelo Instituto Neuro.
Curso de Capacitação em Introdução à Psicanálise Freudiana, pela Plataforma Psicologia (in)Formação.
Curso de Capacitação em Esquizofrenia e Transtornos Psicóticos, pelo Laboratório de Psiquiatria Translacional.

Segundo Rosevani podemos perceber que quando fala-se em conflitos psíquicos, logo vem em mente, ansiedade e depressão, e na clínica essas questões ficam ainda mais nítidas, levando em conta o grande número de pacientes que procuram o acompanhamento psicológico, justamente por um ou outro conflito dos mencionados. Em alguma fase da vida, o sujeito irá enfrentar picos de depressão ou ansiedade, não necessariamente vindo a desenvolver um transtorno depressivo ou um transtorno de ansiedade, mas quando as crises se tornam frequentes, e o sujeito, insatisfeito com as consequências que determinado conflito traz para sua vida, deve-se buscar a psicoterapia. Deste modo, afirma-se que o apoio de um profissional em Psicologia é muito indicado para o tratamento de ambos os conflitos e, quanto mais rápido ir em busca desse apoio, melhor será o processo de ressignificação.

Problemas psicológicos com a pandemia?

Muitos são os conflitos desencadeados a partir da pandemia, principalmente questões já pontuadas anteriormente, em relação à depressão e à ansiedade. Mas também, pode-se destacar o aumento nos casos de sensação de impotência, de desamparo, solidão e desesperança. Apesar de que a convivência familiar teve um aumento, muitas pessoas ainda sentem determinada sensação de estarem sozinhas, de não haver a compreensão desejada. Além de que, estamos intensos à tudo, como se a qualquer momento a bomba fosse explodir, e isso ocorre justamente pelo fato de ter aumentado as cobranças, a convivência, as tarefas. Deste modo, em tempos de pandemia a psicoterapia possui um papel ainda mais importante, o papel de não deixar que sonhos se percam, laços se rompem, famílias se desestruturam, sendo assim, devemos estar atentos às pessoas que nos cercam, não cobrar tanto, agir com paciência e sem julgamentos, e lembrar sempre: cada um enfrenta uma dificuldade do seu modo, possuímos maneiras diferentes de enfrentar uma mesma pandemia, precisamos ter empatia e solidariedade com o outro.

Final de ano e os problemas psicológicos?

Um evento do qual ocorre com muita frequência, é o fato de adiarmos tratamentos, principalmente os de ordem psicológica, e isso é ainda mais perceptível durante a época do final de ano, sendo que acreditamos poder guardar as dores em uma gaveta, para voltar a mexer somente no início do próximo ano. Ou seja, não deixe para amanhã os tratamentos que podem ser iniciados hoje. As festas de final de ano não curam dores, apenas abafam, e estas mesmas dores voltam ainda mais difíceis de serem ressignificadas, quando não é dada a devida atenção. Quanto antes é iniciado o acompanhamento psicológico, maiores são as chances de conseguir aproveitar ainda mais as festas e comemorações, além de que, deve-se levar em conta que os sentimentos não tratados, podem se acumular e crescer cada vez mais, e quanto maior o conflito, maior é o tempo de tratamento. Não cabe aqui colocar uma venda nos olhos para tentar passar um ou dois meses em uma “felicidade ilusória”, vale deixar doer agora, para não doer mais futuramente.

Como esses problemas são abordados?

Quando o sujeito se permite entrar para o processo de psicoterapia, o mesmo precisa compreender que, havendo resistência, não há tratamento. Ou seja, para que possa surtir efeito, destaca-se a importância de que, cada paciente, entre porta à dentro do consultório, sem pré-conceitos cristalizados sobre o funcionamento. Isso quer dizer que o sujeito precisa desejar passar pelo processo psicoterapêutico para que de fato esse processo possa auxiliá-lo. E após a resistência ser quebrada, o profissional possui a permissão de, através da escuta qualificada, das técnicas de observação, e dos estudos psicológicos sobre cada caso, acolher a dor que o sujeito se propõe a compartilhar semanalmente, deixando que o próprio defina sua queixa principal, sem precisar o profissional, gatilhar assuntos se não for do desejo dele, falar sobre.

Por que devemos procurar um Psicólogo?

O atendimento psicológico pode contribuir em diversas questões das quais pontuamos diariamente, desde conflitos pessoais, profissionais, sociais, de ordem amorosa, financeira, física, mental, enfim, não cabe aqui citar os inúmeros benefícios da psicoterapia. O que não é da sabedoria de todos, é o fato de que, se o sujeito não se propor a dar o primeiro passo para iniciar o tratamento, não há como esperar que a dor desapareça. Seja seu maior motivador, procure um profissional pelo simples fato de você acreditar que pode melhorar, que pode curar aquele trauma da infância, da vida adulta. Dê uma nova chance para suas questões emocionais, e busque imaginar uma nova versão para aquele conflito, mania ou incômodo. Você não precisa criar raízes em um estilo de vida do qual não condiz com o desejado.

Avaliação grátis:

Logo no início do tratamento psicológico, o sujeito se permite mudar e quebrar conceitos sobre a psicoterapia que muitas vezes, é vista como desnecessária, muitos são os casos das pessoas que não iniciam o processo psicoterapêutico por pensar ter um custo alto, do qual não conseguem arcar. Mas, o que muitos não sabem, é que todas as questões são respondidas em uma primeira conversa que não tem custo. E levando em conta que existem inúmeras possibilidades de tratamento, possibilitando outras formas de pagamento. A psicoterapia vem para provar às pessoas que não é mais um tratamento inacessível, e que sim, quando de fato desejamos a mudança, nos permitimos desvendar nossos conflitos mais obscuros, com o intuito de tratar e ressignificar cada um deles, ainda a partir da primeira conversa que não é orçada no valor mensal.

Rosevani atende na Clínica Simetria, localizada na Avenida Primo Alberto Bodanese, n° 1055, Centro, em Quilombo, Fone/WhatsApp (49) 99904-5072.