Cooperalfa – Com risco de rompimento de silo, famílias são retiradas de casa em Erechim

O risco de rompimento em um silo de armazenagem fez com que famílias fossem retiradas de casa em Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul, no fim da tarde da segunda-feira (7). Cerca de 30 pessoas foram levadas para hotéis da cidade, e os animais de estimação para pet shop.

Funcionários responsáveis pela unidade de armazenamento da Cooperalfa, no bairro Frinape, entraram em contato com a Brigada Militar, buscando orientações sobre um possível rompimento na estrutura.

Por prevenção, o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil isolaram a área ao redor da estrutura e moradores foram retirados da suas casas. Veículos também foram retirados da área considerada de risco.

Os custos da remoção e acomodação das famílias serão pagos pela cooperativa.

Por meio de nota, a Cooperalfa afirma dar prioridade a preservação da vida (leia abaixo a manifestação completa).

O silo está carregado com aproximadamente 110 mil sacas de trigo e a operação de retirada desse conteúdo deve demorar até cinco dias. Até lá, as família devem seguir fora de casa.

Nota da Cooperalfa

A Cooperalfa informa que, nesta tarde de 7 de dezembro de 2020, foi verificada uma anomalia estrutural em uma das unidades que armazena cereais em Erechim-RS, de propriedade da cooperativa.

Pela avaliação inicial da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de Erechim, a célula oferece pequeno risco de rompimento lateral.

Por medida de segurança, a Cooperalfa retirou famílias que residem nos arredores, e colocando-as em hotéis da cidade de Erechim até que a operação não ofereça mais riscos. Os animais de estimação também foram retirados das casas, bem como os veículos.

A Cooperalfa ainda contratou vigilância especializada, para proteger as residências das famílias envolvidas até que a situação se normalize. Uma equipe multidisciplinar, formada por gestores engenheiros acompanham a orientação as famílias e os trabalhos no local do incidente.

A Cooperalfa sempre preconizou a preservação da vida seja em qualquer situação.

Fonte: G1 / Foto: Alan Dias/Jornal Bom Dia