Coronel Freitas avança na estruturação do Turismo

O município de Coronel Freitas está definido em seu propósito de trabalhar o turismo e o grupo que iniciou essa caminhada demonstrou força ao reunir no Conselho Municipal de Turismo o prefeito e vice eleitos – Ade Cassaro e Henrique Favaretto e 06 dos 09 vereadores eleitos em 2020.

No encontro que contou com a participação de 40 pessoas entre empresários, comunidade, representantes do Lyons Clube e Cooperalfa, foram apresentadas as atividades que estão sendo desenvolvidas sob a consultoria do Sebrae/SC e a necessidade de apoio que o grupo, que até o momento caminhou apenas com o suporte da Associação Empresarial e do Sebrae, precisa do poder público municipal.

No encontro foi apresentado o resultado de uma pesquisa feita com a comunidade onde 94,8% dos entrevistados afirmaram acreditar que o turismo traz benefícios nas cidades onde é implantado, 75,4% acreditam que essa atividade pode ser desenvolvida em Coronel Freitas e 89,5% dos entrevistados manifestaram apoio ao projeto de turismo na cidade.

A consultora do Sebrae, Karla Hall, também apresentou a marca criada para o turismo, falou sobre o inventário dos atrativos e potenciais, a participação em feiras e eventos regionais e nacionais, o projeto de restauração da Igreja na comunidade de Simões Lopes que agora tem a parceria do curso de arquitetura da Unochapecó, as ações para busca de recursos, a estruturação, organização e fortalecimento do Comtur, a presença no mapa nacional do turismo, a construção do Plano Municipal de Turismo e a formação dos grupos de trabalho para execução das ações.

A presidente do Comtur, Laureci Mazetto, lembrou que a associação empresarial também conquistou R$ 100mil em emenda parlamentar do deputado Berlanda para investimento no turismo, e enfatizou a importância da aplicação desse recurso dentro do projeto de estruturação da atividade turística.

O vereador Edilvo Bagio assegurou que uma das prioridades será a elaboração de leis de incentivo que beneficiem o turismo e, principalmente, que assegurem a continuidade do trabalho independentemente de quem estiver no poder. Bagio e os demais vereadores foram categóricos ao afirmar apoio e parceria ao projeto. Já o vice-prefeito eleito, Henrique Favaretto, lembrou que investir no turismo significa investir na qualidade de vida das pessoas da comunidade e que esse é o objetivo da nova administração.

O discurso dele foi endossado pelo prefeito eleito Ade Cassaro ao lembrar que o turismo é um dos compromissos assumidos em campanha e que a nova gestão, antes mesmo de assumir o executivo, já trabalha na articulação de recursos para o setor e outras áreas de administração.

O resultado da reunião do Comtur foi um compromisso público da nova gestão e do legislativo em relação ao projeto de turismo em Coronel Freitas; resultado do trabalho da Associação Empresarial sob a liderança de um entusiasta do turismo, o empresário Bruno Vivan, e do Comtur com o acompanhamento do Sebrae.

Fonte: MKA Turismo / Foto: Quilombo Mais