Corte de R$ 23 milhões no IFSC vai inviabilizar atividades, alerta reitoria

O corte de 30% no orçamento de custeio, anunciado pelo Ministério da Educação (MEC), também vai atingir a rede de institutos federais (IF). Nesta quinta-feira (2), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) divulgou que o bloqueio somará R$ 23,5 milhões, e não será possível finalizar o ano letivo.

O texto afirma que a falta de recursos vai inviabilizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Pagamento de água, luz e contratos de limpeza e segurança estão ameaçados.

Em Santa Catarina, oito das dez escolas públicas de Ensino Médio melhor classificadas no Enem são da rede federal. O IFSC Florianópolis do Centro ocupa o primeiro lugar. 

Senado

A repercussão do corte de 30% anunciado pelo MEC fez o senador Dário Berger (MDB), que preside a Comissão de Educação do Senado, pedir antecipação da audiência pública com o ministro Abraham Weintraub.

A reunião, que ocorreria no dia 21 deste mês, foi antecipada para a próxima terça-feira (7). A audiência é interativa: quem quiser pode enviar perguntas pela internet, no portal e-cidadania, ou por telefone.

Fonte: www.nsctotal.com.br