Decreto altera horário de atendimento no comércio em SC

O Governo de Santa Catarina publicou, na terça-feira (23), um decreto que altera algumas medidas de prevenção ao contágio da Covid-19 no Estado. A principal alteração é referente ao horário de atendimento do comércio – que passa a ser das 8h às 20h. A medida é válida até o dia 5 de abril.

Anteriormente, o comércio estava autorizado a abrir apenas a partir das 10h em todo o território estadual. A medida, segundo o Governo do Estado, visava evitar aglomeração, com horários escalonados estabelecidos para diferentes estabelecimentos.

Para as demais atividades e serviços não essenciais, o horário para atendimento continua das 9h  às 19h. Já shopping centers, centros comerciais e galerias podem funcionar das 10h às 22h.

O decreto do Governo Estadual Nº 1.221 também altera a taxa de ocupação dos supermercados. Anteriormente, o funcionamento estava permitido com 25% de ocupação, o que foi alterado para 50% no decreto mais recente. O horário de atendimento permitido permanece das 6h às 22h. Duas pessoas por família podem entrar nos supermercados – o que no decreto anterior estava limitado a uma pessoa.

Outras medidas publicadas em decreto

  • eventos sociais, inclusive na modalidade drive-in, e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, excursões e eleições cooperativas estão proibidos em todos os níveis de risco;
  • modalidades esportivas coletivas de cunho recreativo, competições e afins, com ou sem contato direto entre as pessoas, em qualquer local, público ou privado, também estão proibidas;
  • embarcações de esporte e recreio estão com limite de ocupação de 50% .
  • funcionamento de agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito somente com atendimento individual, controle de entrada e monitoramento do distanciamento de 1,5 m (um metro e meio) entre as pessoas.