Documentos perdidos: saiba como encontrar itens com o serviço dos Correios

Perdeu a identidade enquanto pulava no bloquinho de Carnaval? Deixou o cartão de crédito cair e não encontrou mais? Nem tudo está perdido. Muita gente não sabe, mas as agências dos Correios têm um serviço de Achados e Perdidos que se torna útil em épocas como Carnaval, Réveillon e outras festas que levam multidões para as ruas.

O serviço está disponível em todas as agências centrais do país e o dono do item pode pesquisar na internet para saber se o seu documento está em alguma agência e pode ser retirado.

Funciona assim: quem encontra na rua algum documento perdido pode depositá-lo no guichê de qualquer agência dos Correios ou nas caixas de coleta (para feriados ou dias em que as agências não estão abertas). As equipes recolhem os documentos, fazem o cadastro e guardam eles em envelopes que ficam disponíveis para retirada durante 60 dias.

Para retirar o documento perdido, a pessoa deve apresentar outro documento que comprove sua titularidade e pagar uma taxa de R$ 5,95. A retirada tem que ser feita pela própria pessoa ou por algum representante legal. Na pesquisa no site dos Correios é possível ver em que cidade o documento está guardado, e há a possibilidade de pedir uma transferência para a agência mais próxima.

Segundo os Correios, mais de 20 mil documentos são disponibilizados nas agências todos os meses no Brasil. No entanto, apenas 3% deles são procurados e devolvidos dentro do prazo. Todos os outros são encaminhados ao órgão emissor.