Entenda o ‘lockdown inverso’, anunciado pela prefeitura de Chapecó neste domingo

Na tarde deste domingo (11), o prefeito de Chapecó, João Rodrigues anunciou uma nova medida de combate à pandemia da Covid-19. Segundo a Administração Municipal, a nova determinação foi chamada de ‘lockdown inverso’.

Segundo João Rodrigues, o ‘lockdown inverso’ se trata de isolar somente as pessoas que testam positivo para a Covid-19. Com essa medida, não será necessário isolar todas as pessoas como no tradicional ‘lockdown’, adotado por alguns países, estados e municípios.

Para colocar a ação em prática, a prefeitura de Chapecó irá ampliar as testagens em todas as unidades de saúde e também nos ambulatórios. Conforme a Administração Municipal, para isso, o município já comprou 40 mil testes do tipo swab nasal, de antígeno, que permite um resultado seguro em 20 minutos.

Para a prefeitura de Chapecó, com essa medida, a pessoas infectada já faz a consulta e recebe a medicação na rede pública. Segundo a Administração Municipal, essa foi uma das ações que permitiu reduzir o número de ativos da doença de 5,5 mil, no início do mês de março, para 379 neste domingo.