ENTENDA PORQUE AS ÁRVORES DO ECOPARQUE DE CHAPECÓ FORAM DERRUBADAS🌳🌳🌳
SUBSTITUIÇÃO DE ÁRVORES NO ECOPARQUE
No lugar de 80 árvores de espécies exóticas serão plantadas 180 mudas de árvores nativas e frutíferas
Criado em 1999 numa iniciativa do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira com apoio de empresas e entidades de Chapecó, o Ecoparque atualmente encontra-se sob a administração municipal.
Durante a avaliação de árvores exóticas existentes no local, contatou-se que muitas se encontravam doentes, algumas com risco de queda, principalmente com os fortes ventos que têm atingido a região, podendo provocar acidentes com frequentadores ou cair sobre casas da vila militar ou vizinhança, dessa forma, decidiu-se pela substituição.
A retirada dessas árvores exóticas está sendo realizada por empresa especializada com acompanhamento de técnicos do Município. A ação é de conhecimento dos órgãos ambientais e tem a anuência do Ministério Público de Santa Catarina (9ª Promotoria de Justiça).
Além de ser realizada para dar mais segurança, a ação também irá potencializar a flora do local, uma vez que com o corte de aproximadamente 80 árvores exóticas, a Prefeitura e Polícia Militar Ambiental farão o plantio de 180 mudas de árvores nativas e frutíferas.
Essas novas árvores, além de sombra e altura que não venha a gerar riscos, proporcionarão um enriquecimento da fauna do Parque, com uma maior presença de pássaros e outros animais silvestres.
Chapecó, SC, 15 de setembro de 2020.
Comando do 2ºBPM/Fron