Erro leva SC a ter mais 32,8 mil casos de coronavírus, diz governo do Estado

Mais 32.800 casos de coronavírus foram adicionadas ao número total de infectados em Santa Catarina após o governo estadual perceber uma falha no sistema de acompanhamento da pandemia. O número total de casos de Covid-19, após a descoberta da falha na contagem, passa de 146.864 mil para 179.664‬ mil.

Em entrevista à NSC TV, no Bom dia Santa Catarina, Raquel Bittencourt, superintendente de vigilância em Saúde de Santa Catarina, confirmou o erro na contagem e falou sobre os novos números. A falha na contagem dos casos de coronavírus, segundo a superintendente, aconteceu por dois motivos. 

O primeiro erro aconteceu quando alguns casos foram registradas duas vezes pelos municípios ou pelo Estado. Estas ocorrências duplicadas eram registradas com critérios diferentes para comprovar a Covid-19. Dessa forma, o mesmo caso apresentava duas formas de comprovação e era descartado pelo Estado.

Outra falha foi observada quando os dados do sistema de registro do governo federal eram transferidos para uma planilha de controle. Como era colocados na planilha sem padrão, segundo Bittencpurt, os dados apresentavam novas divergências, e também eram descartados. Os casos resultantes desses dois erros, portanto, acabaram reduzindo o quantitativo total de óbitos em Santa Catarina.

– Nós construímos nossos sistemas para captar os dados do governo federal. É uma construção em andamento e está sendo aperfeiçoada com o tempo. Estamos em comunicação com o órgão para que essa falha não ocorra mais. – disse Raquel Bittencourt, sobre a falha no registro de mortes por coronavírus em SC.

Ainda conforme informações da Vigilância Epidemiológica, o montante de casos não altera a curva de contaminação pelo coronavírus em Santa Catarina. 

Fonte: Carolina Marasco NSCTV