Formosa do Sul – Apicultura em destaque

Apicultura em destaque

Na tarde desta terça-feira (13) o prefeito Jorge Antonio Comunello recebeu em seu gabinete, representantes da FAASC – Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina, CBA – Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura, EPAGRI e AAMQ – Associação de Apicultores e Meliponicultores de Quilombo. O objetivo do encontro foi fortalecer parcerias para o incentivo a apicultura.

De acordo com Julcemar Toazza, presidente da AAMQ e vice-presidente da FAASC, Formosa do Sul tem se tornado um polo de criação de rainhas de abelhas africanizadas com alta performance. “Trouxemos até o prefeito algumas autoridades para fortalecer a apicultura na região haja visto que o oeste de Santa Catarina é a região que mais cresce apicultura no momento”, afirma.

A Epagri trata a apicultura como um projeto estratégico nas demais culturas agrícolas. “A apicultura na região oeste está crescendo de forma exponencial e acreditamos que deve ser dado uma atenção especial, ela é tratada na Epagri como um projeto estratégico e em  todo estado temos ações estratégicas com apicultura e vale lembrar que a apicultura é uma atividade que pode ser conciliada com outras atividades em que muitos apicultores têm uma boa renda vindo ser a renda principal da propriedade”, destaca Rodrigo da Cunha, chefe da divisão de estudos apícolas da Epagri.

Ivanir Cella presidente da FAASC e vice-presidente da CBA diz que a visita ao município é de grande importância. “A visita está sendo bastante gratificante por o oeste de Santa Catarina estar se destacando com a produção de mel com um crescimento muito grande comparado com outras regiões tanto em quantidade quanto em qualidade do mel e o município de Formosa Do Sul, particularmente, tem um trabalho muito bacana na questão da genética de abelhas rainhas que estão sendo distribuídas para o oeste do Estado todo melhorando a genética dos apiários de Santa Catarina, então é bastante gratificante essa visita aqui no município para ver esse trabalho e também prestigiar o que está sendo feito aqui”, afirma.

O prefeito Jorge Comunello afirma que o município será parceiro nas ações de incentivo a apicultura. “Vamos ser parceiros, pois a apicultura pode trazer um complemento para nossa agricultura e o que a gente propôs então nessa visita e eles façam uma visita para os nossos vereadores e colocam à disposição do município todo esse trabalho que vem sendo desenvolvido. Também solicitamos que a AAMQ faça um acompanhamento junto ao programa Mais Eficiência em Leite e Carne no treinamento do nossos técnicos e que eles possam estar orientado os agricultores nesta atividade também, aposta o prefeito.

Durante a reunião AAMQ colocou a intenção em criar um posto de coleta de Mel e comercialização no município além de fomentar o trabalho de criação de rainhas.

— ANA CLAUDIA TASCA