Formosa do Sul confirma primeiro caso de Covid-19

Na manhã desta segunda-feira (06), a Secretaria Municipal de Saúde de Formosa do Sul confirmou o primeiro caso de Coronavírus no município. O caso foi confirmado através de exame feito pelo Laboratório de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen). O paciente está em isolamento domiciliar recebendo acompanhamento da equipe multiprofissional de saúde do município.

Apesar de todas as ações de prevenção realizadas pela Secretaria de Saúde desde o início da pandemia, o secretário Léo Migliavacca reforça a importância de todos colaborarem redobrando as medidas de prevenção. “O que nós pedimos neste momento é para que as pessoas de risco, principalmente os idosos, fiquem em casa. Os estabelecimentos comerciais devem redobrar os cuidados no atendimento a população, e que todos façam o uso da mascara que é obrigatório em nosso município além do uso do álcool gel 70%”, reforça o secretário.

O prefeito Rudimar Conte destaca a importância do cumprimento dos decretos municipais que estabelecem medidas de prevenção ao COVID-19. “Existem decretos estaduais e municipais que estabelecem diversas regras de prevenção. Eles são uma forma de prevenção e todos devem obedecer as regras”, afirma o prefeito.

Os decretos municipais 4.978/2020 e 5.008/2020 estabelecem medidas de prevenção ao COVID-19 no município. Neles estão contidas as regras e cuidados que estabelecimentos comerciais e órgãos públicos devem cumprir como atentar ao limite e permanência em seus estabelecimentos, monitorar o distanciamento entre seus clientes e fiscalizar o uso de álcool gel 70% e mascara na entrada do estabelecimento. O uso de mascara é obrigatório em todo o território do município desde o dia 11 de maio. O descumprimento no uso de mascara é considerado infração de natureza sanitária sujeitando o cidadão a multas e punições.

Ainda na manhã desta segunda-feira (06) a Administração Municipal interditou o parque da praça municipal, parques das escolas municipais, academias ao ar livre e outros lugares públicos com o objetivo de evitar aglomerações.