Fotos – Três ocorrências registradas pelos Bombeiros de Quilombo

Corpo de Bombeiros de Quilombo atendeu  três ocorrências no dia de ontem (10 de junho),sendo duas em Quilombo e uma no município de Jardinópolis.

Por volta das 08h50min, guarnição foi acionada para atendimento de deslizamento as margens da Rodovia SC-157, entrada de Jardinópolis-SC.

No local, constatado que tratava-se de desmoronamento de muro de contenção de propriedade privada em via pública. Segundo o proprietário da residência, a primeira parte do muro cedeu próximo das 06h00min, certamente devido as fortes chuvas que assolaram a cidade naquele horário, a Defesa Civil do município de Jardinópolis informou que o volume pluviométrico ultrapassou os 90mm das 20h00min do dia 09 de junho as 08h00min do dia 10 de junho, e, grande parte, concentrado na chuva das 05h00min as 06h00min. A segunda parte do muro ruiu por volta das 08h45min, novamente em decorrência da chuva incessante, obstruindo parte da pista da SC-157. Possivelmente em decorrência das fortes chuvas e da primeira queda, o muro apresentava fissuras, sendo possível novo desmoronamento do restante da contenção.

A guarnição, juntamente com a Defesa Civil do município de Jardinópolis, realizou o isolamento do local, pois o terreno estava encharcado, apresentava rachaduras e não havia estabilizado, também foi feita a limpeza de parte da pista e sinalização para evitar acidentes no local..

Por volta das 15h00min guarnição foi acionada para atendimento de ocorrência de deslizamento no final da rua Henrique Weirich, bairro Cooper – Quilombo-SC.

No local, constatado que tratava-se de terreno com inclinação superior a 30% (16,7 graus), onde o morador do terreno da parte superior edificou um talude de pneus de aproximadamente 9 metros (longitudinal) por 2,5 metros (de altura), de forma precária e sem sustentação, deste modo, a água oriunda da via pública entrava diretamente, encharcando o terreno e deteriorando o talude, que ruiu. A residência abaixo foi atingida com alguns pneus da construção, mas, não afetou em nada a estrutura.

Chefe de socorro acionou a Defesa Civil do município, onde em conjunto com o CBMSC, foi realizado trabalho de cobertura do terreno com lona para evitar maior encharcamento e possível queda do restante do talude, também, acionado o setor de obras da Prefeitura de Quilombo, onde, com uma máquina, realizou a escavação e construção de vala, evitando que a água da via pública invadisse o terreno.

Os moradores da residência atingida foram orientados a não ficar no local. O proprietário da residência superior não foi localizado.

Por volta das 17h45min a guarnição foi acionada para atendimento de ocorrência de deslizamento na Rua Adolfo Cunico (próximo ao campo de futebol do bairro Santa Inês – Quilombo-SC)

No local, constatado que tratava-se de deslizamento de terra em terreno particular com escarpa artificial de aproximadamente 25m de altura, dividida em 3 níveis, sendo o terreno superior uma esquina de final de rua onde era utilizado como depósito de entulhos e no terreno inferior um local onde atualmente máquinas retiravam pedras para cascalho.

Foi acionada a Defesa Civil do município de Quilombo para auxílio em abertura de vala para direcionamento da água para dreno pluvial público. Não foi possível a realização de cobertura para evitar o encharque do terreno, pois, o local apresentava instabilidade, havia grande dificuldade para “lançamento” da lona para cobertura de todo o talude e chovia incessantemente no momento da ocorrência.

Cabe ressaltar que, havia uma residência abaixo dos terrenos, onde seria possível que caso houvessem maiores deslizamento atingissem o local. Os moradores foram orientados a pernoitar em familiares, até que a Defesa Civil do município liberasse a residência para o uso.

Fonte/Fotos: Corpo de Bombeiros Militar