Governo de SC libera atividades religiosas e reabertura de shoppings, restaurantes e academias

O governo de Santa Catarina liberou os cultos e as missas, a abertura de shoppings, centros comerciais e restaurantes e o exercício físico em parques, praias e em academias, atividades que estavam proibidas desde março por causa da pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito em coletiva nesta segunda-feira (20). Ainda não há previsão para a volta das aulas e nem do transporte público.

 
Esta etapa de flexibilização ocorre porque o governo considera que o avanço da doença está, de certa forma, estável. No sábado (18), o estado divulgou que a taxa de transmissão do vírus teve queda desde que foi decretada a quarentena, em 17 de março. Santa Catarina tem 1.063 casos de Covid-19, incluindo 35 mortes.
 
Em coletiva, o governador Carlos Moisés e o secretário de Saúde, Helton Zeferino, disseram que a liberação pode ser suspensa a qualquer momento e pediram que a população só saia de casa quando necessário. O uso de máscaras atualmente é obrigatório em todo o território catarinense.
 
As atividades religiosas em igrejas, templos e afins estão autorizadas a partir desta segunda. Uma portaria define as regras, incluindo manter a distância de pelo menos 1,5 metro entre os fiéis.

Os demais setores poderão retomar as atividades a partir de quarta-feira (22). Uma portaria que ainda será publicada vai estabelecer as regras de funcionamento.