Incêndio em vegetação leva 12 horas para ser controlado no Oeste de SC

Um incêndio, registrado em área de vegetação no interior do município de Ipumirim, no Oeste de Santa Catarina, levou 12 horas para ser controlado nesta quinta-feira (5). Conforme o Corpo de Bombeiros, o combate às chamas iniciou por volta das 1h20 da madrugada e só finalizou durante a tarde, às 14h.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, as chamas atingiram uma área de reflorestamento de pinus  e eucalipto. Duas comunidades do interior foram abrangidas com o incêndio –  Passo Grande, em Ipumirim, e Linha Alegre, em Lindóia do Sul (SC).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, em duas semanas, esta foi a oitava vez que os socorristas foram acionados para controlar incêndios florestais na região de Ipumirim.

Queimadas no Oeste Catarinense

A Defesa Civil emitiu, na quinta-feira (5), um alerta para o risco de queimadas no Oeste de Santa Catarina. De acordo com a previsão, a baixa umidade do ar na região pode impactar na propagação de fogo em áreas de mata.

As condições para ocorrência e propagação de queimadas se mantém altas pelo menos até domingo, conforme aponta o alerta. A Defesa Civil orienta que, enquanto os riscos estiverem altos, a população siga os cuidados:

  • Realizar corretamente a limpeza do lixo em terrenos para evitar acúmulo de lixo, folhas secas e materiais inflamáveis;
  • Não acender fogueiras ou queimar lixo;
  • Evitar soltar foguetes próximo a áreas de vegetação;
  • Não jogar bitucas de cigarro no meio ambiente.

Fonte: CLICRDC / Foto: Corpo de Bombeiros