Incêndio em Xaxim: 15 horas e 500 mil litros de água já foram utilizados

Um incêndio na fábrica 2 da empresa Rafitec Propex deixou um rasto de destruição e feridos. O sinistro teve início às 15h40 desta quinta-feira (02), quando o Corpo de Bombeiros foi chamado.

O fogo teve início em uma impressora, que utiliza solvente para gravação, e momentos depois aconteceu uma explosão. No mesmo espaço havia grande quantidade de matéria prima como plástico, madeira e solvente, o que colaborou para a rápida propagação do incêndio.

Rapidamente toda a estrutura foi evacuada, porém mesmo assim cinco pessoas tiveram queimaduras, quatro leves e uma mais grave. Outras duas pessoas precisaram atendimento médico devido a intoxicação por fumaça.

A empresa informou que no momento do incêndio, cerca de 250 pessoas trabalhavam no local.

Desde o início do incêndio, até às 6h desta sexta-feira (03), oito caminhões de combate a incêndio, além de caminhões pipa atuam no combate ao fogo. Além disso 60 bombeiros em sistema de revezamento atuaram na ocorrência. A área atingida pelo sinistro tem aproximadamente 13 mil metros quadrados.

Ainda nesta manhã o fogo se concentra em duas áreas remanescentes, onde havia grande depósito de matéria prima combustível. Não há riscos para edificações vizinhas e os trabalhos dos bombeiros seguirão ao longo do dia até a completa extinção.

A Defesa Civil emitiu um alerta às 23h32 desta quinta-feira (2) devido a liberação de produtos químicos na atmosfera devido ao incêndio. Conforme o órgão, há risco muito alto de transporte pelo vento para os municípios de Chapecó, Arvoredo e Seara e risco moderado em Cordilheira Alta, Paial e Itá.

Caminhões pipa e máquinas da prefeitura de Xaxim, além de empresas privadas também atuam na ocorrência. As Policias Militar, Civil e Rodoviária Federal apoiaram na ocorrência.

COMUNICADO OFICIAL:
VACCARO GROUP – RAFITEC PROPEX
A respeito do incêndio ocorrido na Fábrica 02 da Rafitec Propex – Matriz Xaxim (SC), na quinta-feira, 02 de setembro de 2021, comunicamos que os maiores danos foram materiais e todas as medidas foram tomadas priorizando a integridade física dos colaboradores. Tivemos alguns feridos, que estão recebendo todo o acompanhamento e o atendimento médico necessário.

Todas as medidas de segurança envolvendo Bombeiros, Policiais e órgãos auxiliares já foram tomadas visando conter o fogo e preservar as vidas.

O motivo do incêndio e maiores detalhes sobre os danos materiais ainda não foram devidamente elencados, o que faremos em avaliação posterior com auxílio do Corpo de Bombeiros e Técnicos de Segurança.

Agradecemos a todos que auxiliaram no combate às chamas, na orientação e atendimento dos nossos colaboradores. Assim que tivermos mais informações do parecer técnico, faremos novo comunicado.

Fonte: Rádio Cultura