Incêndio é registrado em Jardinópolis

Por volta das 20h40min do dia 10 de Abril de 2021, o Corpo de Bombeiros de Quilombo foi acionado para ocorrência de incêndio em uma residência no centro do município de Jardinópolis. Solicitado apoio à CELESC e à Polícia Militar. Havia um Bombeiro Comunitário no local, e o orientamos a solicitar apoio de um ‘caminhão pipa’ da prefeitura, com o intuito de, até a nossa chegada, realizar com segurança o resfriamento das áreas externas, bem como reabastecer o ABTR quando necessário.

O questionamos se havia risco do incêndio atingir alguma residência próxima, porém, nos informou que aparentemente não, uma vez que devido ao tamanho do terreno, demais casas estavam a uma distância segura.
Exatamente às 21:23 chegamos ao local da ocorrência, uma residência unifamiliar, construída em alvenaria, com aproximadamente 170 m², situada na Avenida Santo Antônio, n°91, Centro. Diversos populares, entre eles vários ex-alunos dos cursos ofertados pelo CBMSC à comunidade, estavam ajudando em um primeiro combate.

Incêndio estava bem controlado, sem vítimas e sem riscos para áreas adjacentes, praticamente em fase de extinção. Montamos uma linha de ataque, com uma adutora e um lance de 1¹/². Resfriamos, inicialmente, as paredes da garagem, parte do telhado, um depósito com lenha/madeira, e o forro da cozinha. Nos chamou muita atenção a ‘área de serviço’, localizada logo atrás da garagem. Nela sentimos um cheiro muito forte de queimado, fumaça ainda saindo da máquina de lavar roupa, tomadas derretidas, e demais itens/equipamentos muito destruídos. Fizemos um combate direto no local, apagando ainda um pequeno resquício de incêndio, e logo em seguida prosseguimos com o rescaldo.
Fizemos uma análise pormenorizada da casa, e constamos que o fogo destruiu totalmente a área de serviço, a garagem, o telhado de ambos os cômodos, e parte do forro/telhado da cozinha. Demais cômodos da casa não foram atingidos. Sendo assim, aproximadamente 60 m² foram destruídos, tendo sido salvos 110 m²(64% da residência). Conversado com os dos donos do imóvel, que não estavam na casa no momento do ocorrido, porém confirmaram que haviam deixado a máquina de lavar funcionando. Colhido o depoimento das demais testemunhas.

As causas do incêndio ainda precisam ser melhor investigadas, porém, em uma primeira análise, acontecido algum problemas elétrico na área de serviço, em especial na maquina de lavar roupa.
Após isolamento da área e procedimentos de desmobilização, guarnição se retirou do local às 22:12.

Fonte: Corpo de Bombeiros