Jararaca é capturada em oficina no Oeste catarinense

Uma cobra foi encontrada em uma oficina, em São Lourenço do Oeste (SC). O caso aconteceu na manhã desta quinta-feira (17), por volta das 7h30. O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer a captura da serpente. Ela foi retirada do local e solta em uma área de mata.

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros, Alan Delei Cielusinsky, se tratava de uma cobra Jararaca. O nome científico da espécie é Bothrops Jararaca.

De acordo com informações do site da Fio Cruz, serpentes desta espécie são muito perigosas. Elas medem cerca de 1,20m. A Jararaca pode se camuflar em áreas de vegetação, pois possui desenhos e tons na pele que se assemelham ao ambiente – o que torna difícil a visualização do réptil.

Curiosidades

Conforme as informações da Fio Cruz, a reprodução das jararacas é Vivípara, ou seja, ela dá a luz a filhotes – ao invés de colocar ovos.

“Quando filhote, a Jararaca, como a maioria dos membros do gênero Bothrops, possui a extremidade da cauda ligeiramente clara ou amarelada. Isto porque, ela utiliza a cauda para atrair pequenas rãs e sapos, bem como pequenos lagartos, do qual se alimenta. Na fase adulta se alimenta de pequenos roedores”, destaca a publicação da Fio Cruz.

Fonte: CLICRDC