Lula tem 46% e Bolsonaro 31% das intenções de voto, conforme pesquisa do Ipec

A quarta pesquisa de intenção de voto do instituto Ipec (antigo Ibope) sobre a disputa pela Presidência da República desde a oficialização das candidaturas foi divulgada nesta segunda-feira, dia 12, pelo Jornal Nacional.

No levantamento, encomendado pela Globo, Lula (PT) tem 46% das intenções de voto. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 31%. Em relação ao levantamento anterior do instituto, de 5 de setembro, Lula teve aumento de 2%. Bolsonaro se manteve na mesma pontuação.

Ciro Gomes (PDT), teve 7% e Simone Tebet (MDB) fez 4%. Soraya Thronicke não pontuou nas duas primeiras pesquisas e agora chegou a 1% das intenções de voto. Votos brancos e nulos somam 6%. Eleitores que não sabem ou não responderam fecham em 4%.

Os nomes de Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera (PSTU), Padre Kelmon (PTB) não atingiram 1% das intenções de voto cada um.

Em uma possível simulação para segundo turno, Lula tem 53% e Bolsonaro tem 36%, mesma pontuação da pesquisa anterior.

No quesito aprovação da administração de Bolsonaro, a pesquisa mostrou que 59% dos entrevistados desaprova o atual governo. Outros 35% aprovam e 5% não sabem.

Foto: Divulgação/Ipec

A pesquisa ouviu 2.512 pessoas entre 9 e 11 de setembro em 158 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-01390/2022.