Nasa publica fotos de dunas em Marte com água congelada

A Nasa acaba de divulgar novas imanges de Marte. Desta vez, a agência espacial norte-americana captorou detalhes de uma duna com água congelada. Trata-se de uma cratera de cerca de 5 quilômetros de diâmetro, com detalhes das ravinas – espécies de barrancos formados conforme o gelo derrete com a mudança de estações.

As fotos são de fevereiro e foram capturadas pela sonda ‘Mars Reconnaissance Orbiter’, lançada em 2006 para procurar por água líquida no planeta vermelho. O clique, a cerca 315 km acima da superfície marciana, foi feito com a potente câmera de alta resolução HiRISE (Experimento Científico de Imagem de Alta Resolução), que fica a bordo da sonda.

Lançada em 2006, a ‘Mars Reconnaissance Orbiter’ mostra que a água em solo marciano está, provavelmente, derretendo e formando ravinas, como revela a foto recém divulgada e outras imagens eviadas pelo equipamento enviou à Terra nos últimos anos. Os especialistas responsáveis pela missão ainda estudam como as ravinas (ou dunas) se formaram em Marte.

Fonte: Hypeness