Número de casos de coronavírus em Santa Catarina sobe para 57

O número de casos confirmados do novo coronavírus em Santa Catarina subiu para 57. A informação foi repassada pelo governo na noite deste sábado (21). Outros 410 casos são investigados.

Pelas redes sociais oficial do governo de Santa Catarina, um vídeo também foi publicado às 21h51, com o comunicado feito pelo governador Carlos Moisés (PSL), que atualiza o número de casos e faz um apelo. “Fiquem em casa”, disse o governador. Ele também informou que os novos casos confirmados foram registrados em Itajaí, no Vale (5 casos); e São José, na Grande Florianópolis (1 caso).

Governador atualiza o número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina em publicação feita por volta das 22h — Foto: Reprodução/ Redes sociaisGovernador atualiza o número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina em publicação feita por volta das 22h — Foto: Reprodução/ Redes sociais

Governador atualiza o número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina em publicação feita por volta das 22h — Foto: Reprodução/ Redes sociais

Além de estar em situação de emergência, foi declarada também, pela Assembleia Legislativa, situação de calamidade pública no estado catarinense. A recomendação é que a população fique em casa. O Brasil tinha 1.128 casos e 18 mortes por Covid-19 confirmadas até a publicação desta notícia.

As cidades com casos confirmados são:

Santa Catarina está no estágio de transmissão comunitária, quando não é possível identificar a origem do contágio, e decretou situação de emergência na terça (17). Entre as restrições estão o fechamento de comércios não essenciais, e a proibição de transporte coletivo e de permanência de pessoas em locais públicos como parques, praças e praias.

Sistema prisional

Na noite deste sábado, a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa informou em nota que 1.077 presos foram soltos em atendimento a uma determinação judicial. O objetivo da Justiça é a prevenção à transmissão do novo coronavírus.

As decisões judiciais atingem presos próximo de progredir para o regime aberto ou que estão em risco, grupo que inclui idosos e portadores de doenças crônicas.

Contas de água e luz

Na coletiva da manhã deste sábado, o governador anunciou que as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) suspendeu a cobrança da tarifa de luz dos meses de março e abril para de 36 mil famílias em situação de baixa renda. Eles poderão parcelar em até 12 meses a partir de maio essas mensalidades. Já a Casan deve isentar as famílias de baixa renda por 60 dias. São cerca de 7 mil no estado.