Número de focos do aedes aumenta em Jardinópolis

Na semana passada, numa ação coletiva, uma equipe da Secretaria de Saúde de Jardinópolis fez o Levantamento do Índice Amostral (LIA) do aedes na cidade. Do total de larvas coletadas foram encontrados 25 focos do mosquito aedes aegypti.

O LIA ficou em 10,9%, ou seja, o município encontra-se em alto risco de transmissão da doença. Segundo o fiscal da Vigilância Sanitária (Visa), Diogomar Biazi, os principais criadouros de mosquito na cidade de Jardinópolis foram encontrados em pequenos depósitos móveis e lixos.

O exemplo são os bebedouros de animais, vasos e frascos. “Em terrenos, nos arredores das residências, também foram encontrados lixos como plásticos, garrafas e latas, que acumulam bastante água”, salienta.

Paralelo a esse levantamento, a equipe Epidemiológica trabalhou na conscientização dos moradores para ajudar no combate a proliferação do mosquito. “Uma das principais recomendações é para evitar o acúmulo de água parada em qualquer recipiente”, orienta.

Controle

Associado a esse trabalho de combate, a Vigilância Sanitária de Jardinópolis monitora pontos considerados de risco. São locais considerados favoráveis à criação e proliferação do inseto. Conforme o fiscal da Visa, a partir de agora, serão advertidos os proprietários de terrenos e residências em que forem encontrados criadouros de larvas. “Caso não tomem medidas preventivas e realizarem a limpeza do espaço, imediatamente, poderão ser notificados e até multados”, explica.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Município de Jardinópolis