Pesquisa Gerp: Bolsonaro tem 52% dos votos válidos contra 48% de Lula

Depois do Instituto Brasmarket na quarta-feira (26/10), mais um instituto de pesquisa coloca o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, na dianteira da disputa pelo Palácio do Planalto. Levantamento do Instituto Gerp, divulgado nesta quinta-feira (27), aponta que, na pesquisa espontânea (quando o eleitor não é apresentado à lista de candidatos, Bolsonaro (PL) tem 47% das intenções de voto, contra 43% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Eleitores que declararam não votar em “nenhum deles” somam 5% e não sabem/não responderam, 4%.

Na sondagem anterior, divulgada em 12 de outubro, o petista liderava com 48% e o candidato à reeleição tinha 45%. Considerando apenas os votos válidos, em que brancos e nulos são descontados, Bolsonaro aparece com 52% e Lula, 48%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05418/2022. Foram ouvidos 2.095 eleitores em 144 municípios por todo o país entre sexta-feira (21/10) e quarta (26/10). A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.