Polícia Civil deflagra operação para desarticular quadrilha que atuava no desvio de cargas em Xanxerê e Xaxim

Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (26), nas cidades de Xanxerê e Xaxim, coordenada pela Polícia Civil gaúcha. Intitulada de Operação NPR, o trabalho ocorreu de forma simultânea nas cidades de Guaporé, Nova Araçá, Iraí e Getúlio Vargas no Rio Grande do Sul, além de Xaxim e Xanxerê. Ao todo foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva em desfavor a um grupo que atuava no desvio de cargas especialmente soja.

Segundo a Polícia gaúcha a quadrilha agia desviando a carga durante o percurso do transporte praticando o furto da mercadoria, que era posteriormente trocada a nota fiscal original por uma falsa de produtor rural (NPR), repassando a caga ao receptador final.

Ainda segundo a polícia, o grupo é investigado por pelo menos 11 desvios de cargas ocorridos entre os meses de março e setembro deste ano, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A polícia estima que o golpe tenha gerado um prejuízo na ordem de R$ 1 milhão de reais.