Professora, bilionário, assistente médica e ex-militar: conheça os 4 passageiros do 1º voo civil da SpaceX
O bilionário Jared Isaacman, comandante da missão, foi o principal investidor desta viagem. Ele bancou a sua própria passagem e mais três assentos nesta viagem história – os valores não foram divulgados.
O primeiro, ele entregou para Hayley Arceneaux, assistente médica do hospital St. Jude para crianças com câncer, já o segundo convite foi rifado entre os doadores da instituição de saúde.
Foi então que o ex-militar Chris Sembroski garantiu sua entrada – ele mesmo doou mas não ganhou o sorteio, no entanto um amigo desistiu na última hora e repassou o prêmio.
O quarto e último convite foi para a professora universitária Sian Proctor, que venceu um concurso cultural online organizado pela empresa de Isaacman.
Saiba quem são os 4 passageiros:
Jared Isaacman
- comandante da missão
- 38 anos
- bilionário e filantropo de Nova Jersey
- CEO da empresa de pagamentos digitais Shift4 Payments
- piloto
“Espero realmente que chegue um dia que a gente possa ir para o espaço com nossos ‘amigos de pescaria’, que esse tipo de viagem seja mais acessível para todos”, diz Isaacman.
Hayley Arceneaux
- tripulante
- 29 anos
- Assistente médica no hospital St. Jude, no Colorado
- auxilia no tratamento de crianças com câncer
- ela mesma teve câncer nos ossos quando criança
“Isso é definitivamente algo que eu nunca imaginei que pudesse acontecer, e acho que faz ser ainda mais divertido. Eu sou incrivelmente sortuda por fazer parte desse time”, diz Arcenaux.
Sian Proctor
- tripulante
- 51 anos
- professora universitária do Arizona
- youtuber e divulgadora científica
- autora do livro “Meals for Mars: An Analog Astronaut Living and Cooking in a Simulated Mars Mission”
“Eu me senti como o Harry Potter quando ele descobre que é um bruxo, um pouco chocada e um pouco estupefata. Foi tipo, eu sou realmente a vencedora?”, diz Proctor.
Chris Sembroski
- tripulante
- 41 anos
- ex-membro das Forças Armadas, morador de Washington
- engenheiro de dados
- conselheiro de um acampamento espacial para adolescentes
“Eu sinto muita emoção e alegria. São momentos intensos como aqueles que a gente conhece pela TV ou nos filmes. Isso é real, mas ainda assim parece ser mentira”, diz Sembroski.
Fonte: G1 / Foto: SpaceX/AP