Quilombo conta com grupo de apoio e orientação para adolescentes

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Quilombo iniciou um novo projeto para os adolescentes do município. Com encontros semanais, o Grupo de Apoio e Orientação ao Adolescente na Rede de Atenção Básica de Saúde, trabalhará a promoção e a prevenção da saúde mental. As atividades iniciaram nesta quarta-feira (05), na Unidade de Saúde Sede, coordenadas pela psicóloga Ana Augusta Gandini e pela enfermeira Rosângela Toazza.

Conforme a psicóloga, o projeto surgiu a partir do número significativo de adolescentes atendidos, pela rede de saúde do município, com diagnósticos de transtornos ansiosos e/ou transtornos depressivos. “Somado a este dado, vem à necessidade de dirigir um novo olhar para que a saúde deixe de ser associada à doença, mas para uma prática que busque melhorar e prolongar a qualidade de vida dos munícipes. Portanto foi elaborada esta ação pensando na promoção e prevenção da saúde mental dentro da atenção básica de saúde”, explica Ana.

O projeto é voltado para todos os adolescentes do município. Os encontros serão semanais, na Unidade de Saúde Sede, no contra turno escolar, com duração de aproximadamente 1h30. Todas as famílias com tem adolescente receberá, de acordo com a faixa etária, um convite, através das agentes de saúde, para participar do projeto.

Fonte: Ascom