Rede Feminina realiza posse de diretoria em Quilombo

Na quinta-feira(13), a diretoria estadual da Rede Feminina de combate ao câncer esteve em Quilombo para realizar a posse da diretoria da rede no município, na oportunidade foi apresentada a sede da rede na cidade.

A posse em cerimônia simples e seguindo os protocolos de segurança, que foi composta com a seguinte mesa de honra, Presidente Estadual Maria Círia Aragão Zunino, Presidente eleita de Quilombo Gemari Demartini, do Prefeito municipal de Quilombo Silvano de Pariz, Vice-Prefeito Vanderlei Bandiera, presidente da Câmara de Vereadores Kauana Vailon, representando a Secretaria de Saúde a enfermeira Rosangela Toazza e, Pastora – Edinara Dorneles.

Demais autoridades presentes, Jaksom Castelli Suplente de Deputado Estadual, Vereadora Leila Conci, Vereador Vandercélio Salla Darif, Vereador Adecir Garbin, Ediane Ramos Secretária da Assistência Social, Marlene Dalmás – Vice Presidente do LIONS Clube de Quilombo, Guilherme Pasqualotto – Presidente da ACIQ de Quilombo, Dr. Jesus Odinei Fagundes – Médico neste município.

Também em agradecimento foi registrado a presença da Rede de Chapecó, da Rede de Caibi, madrinha da Rede de Quilombo.

Em sequência foi realizado o ato de posse da diretoria de Quilombo, pela Presidente Estadual, tendo como Presidente – Gemari Demartini, Vice-Presidente – Delazir Meira Sagas Bazzi, Secretaria – Ianka Bach, 2ª Secretaria – Jandira Persici Zamignan, Tesoureira- Marlene Neusa Sponchiado, 2ª Tesoureira – Silvia Kottwitz, Conselho Fiscal – Marli Luchetta, Rosangela Basi Girotto, Maristela Castelli Salm, Suplente do Conselho Fiscal – Fernanda Simon. Foi realizado o juramento por parte das voluntárias e assim a presidente deu por fundada a Rede e empossada a diretoria.

A Presidente Estadual da Rede, Maria Círia Aragão Zunino, destacou que irá ficar marcado na história do município a criação da entidade, que é uma ONG voltada a prevenção do câncer de colo de Útero e mama, e também aos pacientes, sendo uma instituição sem fins lucrativos, e nenhum vínculo político.“Gostaria de parabenizar essas mulheres corajosas e empreendedoras que sentiram a necessidade da criação de uma Rede Feminina de Combate ao Câncer. A fundação da Rede Feminina em Quilombo tem como Missão, proporcionar atendimento humanizado nos serviços ofertados ao combate ao Câncer. Visão, ser entidade de referência no município, na prevenção do câncer de colo de útero e mama. Valores, comprometimento, ética, humanização, transparência e excelência. Destacando a necessidade do apoio do poder público e a solidariedade da comunidade.” Ressaltou Maria Círia Aragão Zunino.

O Prefeito Silvano de Paris, ressaltou a importância da criação da  Rede no município, e o empenho das voluntárias, destacando que o poder público será parceiro da entidade.

A presidente já empossada da Rede no município de Quilombo, Gemari Demartini, agradeceu a presença de todos, e comentou sobre a ideia inicial da criação da Rede no município, onde no ano de 2019 puderam conhecer o trabalho desenvolvido na cidade de Caibi. Recebendo o apoio e orientação da Rede de Caibi com a Marilene, Chapecó com a Helena e da Presidente Estadual na época Sônia. “ Hoje começa um grande desafio para todas nós, juntas assumimos o compromisso de  orientar e acolher nossas pacientes. Já fizemos alguns trabalhos como a venda de camisetas, realização de feiras e também recebemos doações de campanhas internas de empresas. Obrigada as meninas pela organização da cerimônia, aos nossos convidados, onde algumas pessoas já deixaram o nome para serem voluntárias. a cada um que já ajudou ou está ajudando para criação da rede no município, gratidão!” ressaltou Gemari Demartini.

Sobre a Rede

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Catarina, foi criada em 6 de maio de 1961, na capital catarinense, Florianópolis.

No Estado de Santa Catarina, atualmente 64 municípios contam com as Redes Femininas. As mulheres são atendidas por voluntárias da Rede Feminina, atuando principalmente na prevenção do câncer de mama, com encaminhamento para mamografia e colo uterino com coleta do exame preventivo (Papanicolau). Proporcionam às usuárias terapias complementares ao tratamento e qualidade de vida, principalmente as mulheres mastectomizadas. Realizam palestras e ações educativas de conscientização, quanto a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer.

Para um atendimento de qualidade, a grande maioria das Associadas, possui Sede própria, contando com o atendimento de enfermeiras, médicos, terapeutas e as incansáveis voluntárias. Acreditamos que com o atendimento de 100.000 mulheres anualmente, estejamos contribuindo para reduzir os índices de mortalidade no estado de Santa Catarina.

O Estatuto Social da Entidade, Código de Ética e o Regimento Interno, aprovados em Assembleia, norteiam as ações de todas as Associadas, tornando-as independentes em suas ações, em seus atendimentos. Para a manutenção dos serviços oferecidos, contam com o apoio do Poder Público Municipal, eventos na comunidade, artesanato, bazar, mensalidade das voluntárias e a doação do tempo, talento e trabalho das Voluntárias.

Em Quilombo a sede da rede está localizada na Av. Coronel Bertaso, ao lado da Visual Modas, interessadas em participar da rede podem entrar em contato com os menbros da Diretoria.

Fonte: Redação ClicOeste