São Domingos – Animais morrem devido a intoxicação por nitrato-nitrito

Hoje seis animais em duas propriedades diferentes (São Domingos e Ouro) morreram e foram necropsiados pelo LPV devido a intoxicação por nitrato-nitrito.

Na propriedade 1, um lote de 20 vacas invadiram um piquete de azevém que nunca havia sido utilizado em pastejo.
Cinco animais foram encontrados mortos.

Na propriedade 2, um animal de um lote de 45 morreu, após pastejar num piquete de azevém pela primeira vez.

Acredita-se que esta tenha ingerido uma dose não letal de nitrato (uma morta em 45 vacas); mas como possuía uma endocardite moderada na semilunar pulmonar, foi suficiente para comprometer o cardiovascular a ponto do óbito.

Portanto, é necessário atenção a outras doenças que comprometem o sistema cardiovascular e respiratório. Juntamente a uma dose não letal de nitrato, podem ocasionar a morte.

Sugere-se aos produtores rurais atenção quando os animais forem postos pela primeira vez num piquete de pastagem de inverno. Mas salienta-se que a intoxicação também pode ocorrer no segundo/terceiro pastejo, quando houver um período de alguns dias sem animais na área. Excesso de adubo orgânico (esterco) e/ou químico (este ano ou em anos anteriores) está correlacionado. Em caso de intoxicação (mucosas cor chocolate, dificuldade respiratória, andar cambaleante,…) procure assistência imediata do veterinário.

Administração de soro/antitóxico não reverte o quadro. A morte ocorre em poucos minutos ou horas.
Sugere-se aos veterinários que tenham sempre a mão o antídoto para esta intoxicação e que a sua administração endovenosa seja rápida.

Maiores informações em https://doi.org/10.21166/bdpatvet.v2i1.519.