São Lourenço do Oeste – EEB Rui Barbosa passará a compartilhar espaço em 2020 com a EEB Sóror Angélica

A notícia de que a Escola de Educação Básica (EEB) Rui Barbosa vai fechar se confirmou. Depois de anos de conversas e estudos, a Gerência Regional de Educação (Gered) de São Lourenço do Oeste afirma que, em 2020, alunos compartilharão o espaço da EEB Sóror  Angélica.
 
Em entrevista à rádio Estação FM nesta terça-feira (29), o supervisor regional de Educação da Gered, Gilberto Zattera, explica que em 2018 foram feitos levantamentos já para ver a possibilidade de fechamento gradativo da escola. Zattera explica que neste ano a escola chegou a entrar com um pedido no Ministério Público para ofertar o 1º Ano noturno, já que o Estado não havia dado esta possibilidade. Porém, diz o supervisor, a escola não conseguiu comprovar o número mínimo de alunos e a turma foi fechada.
 
Ainda em entrevista à rádio Estação FM, Zattera diz que em 2010 a matrícula na educação básica era de 5.492 alunos, em 2018 de 4.738 e 2019 de 767, sendo que deste total a EEB Rui Barbosa tem apenas 201, com dados do mês de julho deste ano.
 
Com isso, até o dia 31 de dezembro de 2019, o Governo do Estado administra o prédio onde está abrigada a EEB Rui Barbosa. Depois, o local passa a ser compartilhado pela Escola Básica Municipal (EBM) Irmã Neusa e pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
 
Atualmente, a EEB Sóror Angélica abriga o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) e a EBM Irmã Cecília. Porém, em 2020, a escola municipal passará a funcionar em prédio próprio, totalmente novo, localizado no loteamento Meneguetti.
Autor: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta
Foto: Estação FM