SC tem até março para aderir ao novo modelo de carteira de identidade

No Sul do país, apenas Santa Catarina ainda não se adequou à nova regulamentação

Santa Catarina tem até março para aderir ao padrão nacional de carteiras de identidade, com base no Decreto Federal 9.278/2018, assinado pelo então presidente Michel Temer. No sul do país, o único estado que ainda não se adequou à nova regulamentação, que exige mudanças na dimensão e prevê novos dispositivos para aumentar a segurança contra falsificação, foi Santa Catarina.

Para aumentar a segurança, o novo modelo conta com um QR Code que serve para garantir a autenticidade do documento. As alterações também possibilitam que sejam acrescentados ao RG dados de outros documentos, como título do eleitor, carteira nacional de habilitação, numeração da carteira de trabalho, certificado militar, além de outros dados como tipo sanguíneo e indicativos de necessidades especiais.

O cidadão também pode optar por colocar o nome social, sem alteração do registro civil. São Paulo passou a emitir o novo formato nesta terça-feira (20). Outros oito estados já aderiram a padronização, Paraná e Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Acre, Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro e o Distrito Federal.

Fonte: NscTV