Senado aprova nome de Cristiano Zanin, advogado de Lula para vaga no STF

O plenário do Senado Brasileiro aprovou por 58 votos a favor e 18 contrários, o nome do advogado Cristiano Zanin para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O fato aconteceu na noite desta quarta-feira (21), após a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado também aprovar a indicação de Zanin.

O advogado entrará na vaga do ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski, que se aposentou do cargo em março de 2023. Antes da aprovação, Zanin disse aos parlamentares que se sente seguro e com a experiência necessária para atuar no STF e julgar temas relevantes e de extremo impacto à  sociedade.

“Sempre nas minhas atuações no direito segui as premissas análogas a de um juiz, ao me manter em equilíbrio emocional e intelectual, mesmo nas horas de grandes desafios, ter senso de justiça sem nunca desacreditar nas leis e nas instituições brasileiras e seguir com independência de atuação para garantir justiça num país com pilares democráticos sólidos, como é o Brasil”, declarou Zanin.