SENAR lança videoteca virtual para capacitação no campo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural lançou uma série de vídeos em sua biblioteca no espaço virtual Coleção Senar. O material gratuito contém informações técnicas e dicas relevantes que podem fazer a diferença na gestão e produtividade da propriedade rural.

Estão disponíveis mais de 50 vídeos curtos com linguagem clara e objetiva em que os instrutores e técnicos do Senar apresentam informações relacionadas a diversas atividades no campo, como administração rural, apicultura, avicultura, bovinocultura de corte e de leite, cafeicultura, fruticultura, horticultura, irrigação, mecanização agrícola, assistência técnica e gerencial, sistemas integrados de produção, saúde preventiva e promoção social.

A diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Janete Almeida, destaca que os vídeos refletem a qualidade dos cursos do Senar ofertados aos produtores e trabalhadores rurais brasileiros.

“Os vídeos facilitam a compreensão dos temas e auxiliam na disseminação do conhecimento sobre o setor agropecuário para o produtor e o trabalhador rural”, destaca a diretora.

O superintendente do Senar em Santa Catarina, Gilmar Zanluchi, ressalta que a entidade incentiva técnicos, supervisores e instrutores a usarem a tecnologia no processo de aprendizagem para facilitar a comunicação com os produtores. “O vídeo hoje é uma das melhores ferramentas de comunicação e transferência de conhecimento. Queremos que o seu uso seja uma prática constante dentro do nosso trabalho de formação rural”, assinala Zanluchi.

Para o presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, o uso de diferentes recursos pedagógicos auxilia no processo cognitivo. “Neste período de pandemia, mais do que nunca, percebemos o quanto a tecnologia e a inovação são importantes. Quanto mais estímulos o produtor tem, melhor é sua aprendizagem. A videoteca virtual do SENAR é um recurso riquíssimo disponível gratuitamente aos produtores”, sublinha.

Fonte: MB Comunicação