Terminada a pintura externa do Hospital São Bernardo em Quilombo 

A Beneficência Camiliana do Sul – Hospital São Bernardo, é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos e instituição integrante da Província Camiliana Brasileira, em 2019 o Hospital realizou a pintura externa total das instalações.

Os recurso para realização da pintura foram conseguidos através da realização da 10° festa beneficente realizada no dia 14 de Julho deste ano, no salão paroquial em Quilombo.

A direção agradece ao empenho e doações de todos os que contribuíram de alguma forma ou outra para que fosse possível a realização deste trabalho.

 A BENEFICÊNCIA CAMILIANA DO SUL – HOSPITAL SÃO BERNARDO

AGRADECE O COSTUMEIRO APOIO DA COMUNIDADE QUILOMBENSE E REGIÃO

Sobre a Beneficência

A Beneficência Camiliana do Sul -Hospital São Bernardo, por ser uma entidade filantrópica sem fins lucrativos e instituição integrante da Província Camiliana Brasileira,

 Situada em Quilombo na Microrregião do Oeste de Santa Catarina. O município possui 279,763KM² com 10.248 habitantes (fonte: IBGE-último censo 2010).

A Beneficência Camiliana do Sul -Hospital São Bernardo, foi fundada em 29 de janeiro de 1.964, tendo como razão social: Sociedade Hospitalar Beneficente São Bernardo. (55 anos). Em 1987, a Diretoria da entidade procurou a Ordem dos Religiosos Camilianos do Brasil e convidou para que os mesmos assumissem o hospital à semelhança do que já haviam feito em Chapecó, Seara e Concórdia. Em dezembro daquele ano a oferta foi aceita e no dia 6 de janeiro de 1988, (31 anos) através de uma reforma estatutária e doação do hospital, os religiosos Camilianos substituíram os sócios da entidade e formaram a nova Diretoria, a qual passou a ser administrada pela Sociedade Beneficente São Camilo, com a razão social de Sociedade Hospitalar Beneficente São Bernardo. Durante o ano de 1989 com 800 m2 de construção foi construído o ambulatório, pronto-socorro, a área administrativa e maternidade do Hospital São Bernardo, a lavanderia foi ampliada e adequada as normas hospitalares de prevenção e controle. (30 anos).

            Em 10 de maio de 1996, a diretoria solicitou a Beneficência Camiliana do Sul para que assumisse a título de doação o Hospital São Bernardo, alegando tratar-se de um hospital local, de pequeno porte. Em 10 de maio de 1996 em Assembleia Geral Extraordinária os sócios da Beneficência Camiliana do Sul, aceitaram a doação do hospital; passando a ser um Departamento da Beneficência Camiliana do Sul, recebendo a partir desta data a razão social de Beneficência Camiliana do Sul – Hospital São Bernardo.

            Atualmente o Hospital São Bernardo mantém ativo 47 leitos, distribuídos entre as clínicas médicas, pediátricas, obstétricas, cirúrgicas e psiquiátricas.

            Possui em seu quadro 48 funcionários distribuídos entre os setores administrativos, enfermagem e serviços de apoio e diagnostico. 

            Tendo em seu Corpo Clínico 18 médicos e 10 médicos plantonista.

Fonte/Fotos: Redação ClicOeste