Transportadoras de SC registram 42,8% de queda no volume de cargas

Santa Catarina acumulou uma redução de 42,8% no volume de cargas transportadas durante a quarentena de coronavírus (Covid-19). A pesquisa foi divulgada pela NTC&Logística e analisou as quatro semanas de isolamento. Em todo o Brasil, Santa Catarina é o quinto estado que mais apresentou quedas.

 O presidente da  Federação das Empresas do Transporte de Carga e Logística (Fetrancesc) no Estado de Santa Catarina, Ari Rabaiolli, acredita que este percentual pode ser muito maior. “Santa Catarina foi um dos primeiros Estados a terem medidas restritivas em virtude do isolamento”.

Durante a semana passada, ele previa que a queda seria de aproximadamente 45%, porém, conforme informações que a Federação recebeu das empresas “este número já se aproxima de 50%”.

No ranking brasileiro, Santa Catarina fica atrás da Bahia (-55,8%), Mato Grosso do Sul (-55,7%), Pernambuco (-55%) e Pará (-54,4%). Além disso, o volume de cargas internacionais também caiu 56,7% no Brasil.

No Oeste de Santa Catarina, houve uma queda acentuada no volume de cargas. Isso, segundo o presidente do Sitran Chapecó (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística), Deneraci Perin, gera grande preocupação.

Perin justifica que um dos principais motivos da redução de cargas é o “fechamento” do Estado de São Paulo, principal centro consumidor do Brasil. Apesar da situação, segundo o Sitran, as empresas de Chapecó e Região mantém a resistência como fator decisivo ao desenvolvimento da atividade evitando prejuízo ao abastecimento da população.