Xanxerê registra dois casos suspeitos de coronavírus

A Secretaria de Saúde de Xanxerê está monitorando dois casos suspeitos de coronavírus. A informação foi repassada na tarde desta terça-feira (17). Conforme apurado pelo Lance Notícias, os pacientes são: uma mulher de 30 anos e seu filho de dez.  

A Secretaria de Saúde informou que os pacientes, que residem em Xanxerê, viajaram para o Paraguai e passaram pela Argentina. Já foi realizada a coleta para a realização do exame e os resultados devem sair entre 24h ou 72h.  

Conforme a secretária de Saúde, Irene Goralski, não é um momento de pânico, mas precisa ter cuidado e seguir as orientações da saúde. Destaca-se que os pacientes permanecem isolados por 14 dias.  

– Se forem confirmados os casos, a família deve permanecer em casa até acabar os sintomas – diz a secretária. 

Segundo Francis Mara Pegoraro, enfermeira do município, a mulher apresentou os sintomas de: febre, dor muscular, fadiga, diarreia e dificuldade para respirar. A Saúde reforça ainda que a população deve procurar atendimento no Hospital Regional São Paulo apenas em casos de urgência e emergência.  

Outras ações 

Fernando Dal Zot, procurador do município, destaca que foi editado o decreto 509/2020, após montar uma comissão, que confirma a suspensão das aulas na rede municipal, sendo assim, a partir desta terça-feira (17), a falta dos alunos não será contabilizada. Diante da situação o calendário escolar será reavaliado.  

Além disso, outros eventos que seriam realizados em Xanxerê também foram cancelados. O objetivo, segundo a Administração é a prevenção. Sendo assim, o atendimento ao público será limitado e em caso de urgência, os servidores públicos serão convocados.  

O transporte público, por ora, permanece sem alterações.  

Fonte: https://lancenoticias.com.br/Por: Alessandra Bagattini