Xaxim tem quatro candidatos a prefeito e 92 nomes para vereador

Com 21.974 eleitores aptos a votar e aproximadamente 30 mil habitantes, conforme previsão do IBGE, Xaxim chega às eleições de 2020 com quatro candidatos a prefeito: Adriano Bortolanza (PSD), Chico Folle (MDB), Agenor Junior Maier (PL) e Ademir Sachet (PT) estão disputando a Prefeitura de Xaxim.

– Adriano Bortolanza é atualmente vice-prefeito de Lírio Dagort, que não vai à reeleição e busca fazer o sucessor pelo PSD. Seu nome a vice é Ivo Silveira, inspetor aposentado da PRF, que disputou as eleições de 2018 como candidato a deputado estadual e fez 6.803 votos.

– Chico Folle é filho do ex-prefeito Nildo Folle (1973-77) e quer levar o MDB novamente ao poder após a última derrota eleitoral da sigla. Compõe a chapa o ex-vereador Ideraldo Sorgato, que disputou as eleições municipais pelo partido em 2016.

– Agenor Junior Maier é vereador, foi presidente da Câmara de Vereadores e deixou o Progressistas para disputar a eleição pelo PL, em chapa pura com o também vereador Inácio Bracht.

– Ademir Sachet é o nome do Partido dos Trabalhadores para disputar a majoritária em Xaxim após 16 anos longe das urnas. Giba, Gibrair Xavier Simões, compõem a chapa para vice-prefeito.

Com 11 cadeiras na Câmara de Vereadores, oito partidos políticos disputam representação legislativa nesta eleição com 92 candidatos. Com 8,3 candidatos por vaga, as siglas com maior número de nomes é o MDB e o Republicanos, com 17 candidatos cada, seguido pelo PSL (16), PSD (12), PL (10), Progressistas (09), PTB (06), PT (03) e PSC (02). Em 2016, Xaxim teve 68 candidatos a vereador, 24 a menos que nestas eleições. Todos os nomes podem ser consultados neste link do Tribunal Superior Eleitoral.

Os nomes dos candidatos a prefeito, vice e vereador aguardam julgamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).